O final do ano está chegando e, nesse período, aumenta a procura por sangue em hospitais de todo país. Isso porque justamente por causa das festividades ocorrem mais acidentes de trânsito nas estradas.
Além disso, dados da Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde apontam que há uma queda de cerca de 30% das doações entre dezembro e fevereiro, época em que as pessoas costumam sair de férias.
Por tudo isso, no final do ano é o período que é mais necessária a doação de sangue, um ato de amor e solidariedade que pode ajudar a salvar inúmeras vidas.
Em João Pessoa, a pessoa que tiver interesse em doar sangue deve se dirigir ao Hemocentro da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. No local, deve apresentar um documento oficial e será submetido a uma triagem. Esse procedimento garantirá a qualidade do sangue e a saúde de quem vai recebê-lo. Para doar, é necessário que o doador se sinta bem e com saúde, pese mais de 50 quilos e tenha entre 18 e 65 anos de idade.
Além dessas condições básicas, é recomendável que as pessoas não doem sangue em jejum e que tenham dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação. Também não podem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e nem fumado duas horas antes. Se a pessoa for doar até três horas depois do almoço ou do jantar, é aconselhável que os alimentos ingeridos sejam pobres em gorduras.
IMPORTÂNCIA
A transfusão sanguínea é fundamental para salvar vidas em um grande número de situações. Entre elas, o procedimento ocorre no caso de perda aguda de sangue durante cirurgias, em acidentes, durante o tratamento de câncer ou para repor células que são anormalmente destruídas pelo organismo ou não fabricadas pela medula óssea.
Infelizmente, em alguns casos a doação de sangue é proibida. Isso ocorre, por exemplo, com pessoas que usam droga intravenosa ou têm múltiplos parceiros sexuais. Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue ou se sua real intenção é de apenas realizar o teste para o vírus HIV, não doe sangue. O mais indicado é procurar os centros de Testagem e Aconselhamento.
Os intervalos entre doações são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Na Paraíba, as pessoas têm um incentivo a mais para doar. A portaria estadual de nº 1376 de 19/11/1993 estabelece que, com um mínimo de três doações, o candidato se inscreverá gratuitamente em concursos públicos do Estado. Mas, para tanto é preciso que o sangue tenha sido doado no ano do concurso e antes do lançamento do edital.