Hoje, 25 de novembro, é dia do Doador de Sangue. Doar sangue é um ato de amor que ajuda a salvar muitas vidas.
A transfusão sanguínea ocorre no caso de perda aguda de sangue durante cirurgias, acidentes, durante o tratamento de câncer ou para repor células que são anormalmente destruídas pelo organismo ou não fabricadas pela medula óssea.
Em alguns casos a doação de sangue é proibida. Isso ocorre, por exemplo, com pessoas que usam droga intravenosa ou têm múltiplos parceiros sexuais. Os intervalos entre doações são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.
ORIENTAÇÕES
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
O que é necessário para doar
- apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária
Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)
Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho
REPOSIÇÃO DE SANGUE
O Hospital Unimed JP solicita aos parentes de clientes submetidos à transfusão de sangue na instituição que providenciem a reposição do sangue utilizado. Caso contrário, outras pessoas que precisarem de transfusão poderão ser prejudicadas.
O doador deve se dirigir ao Hemocentro da Capital, que trabalha em parceria com o Hospital Unimed JP, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.
No local, deve apresentar um documento oficial com foto e informar o nome da pessoa internada para reposição do sangue. Caso a família não seja da Capital, deve entrar em contato com os hemonúcleos da cidade de origem. Mais informações pelo telefone 3218-7600.
AGÊNCIA TRANSFUSIONAL
O Hospital Unimed JP conta com uma Agência Transfusional, que funciona 24 horas por dia.
Além de transfusões sanguíneas, a Agência realiza todos os exames pré-transfusionais e de prova cruzada para analisar se o sangue do banco é compatível com o do receptor.
Nos casos de cirurgia eletivas de grande complexidade os clientes devem comparecer à Agência Transfusional entre 48 e 72 horas antes do procedimento para providenciar uma reserva de sangue.
A quantidade é definida pelo médico responsável pelo procedimento, que deve fazer a solicitação em guia padronizada do convênio do cliente. A reserva tem como finalidade garantir no estoque do Hospital Unimed JP a quantidade de sangue necessária para possíveis transfusões durante as cirurgias.