Se você doa sangue regularmente, pratica um dos maiores atos de solidariedade do ser humano. Mas ainda pode fazer mais. A Agência Transfusional do Hospital Unimed JP destaca que é importante encorajar amigos e familiares a praticarem este ato. Desta forma, haverá sempre sangue disponível para quem necessitar.
A transfusão sanguínea é fundamental para salvar vidas em um grande número de situações. Entre elas, o procedimento ocorre no caso de perda aguda de sangue durante cirurgias, em acidentes, durante o tratamento de câncer ou para repor células que são anormalmente destruídas pelo organismo ou não fabricadas pela medula óssea.
Infelizmente, em alguns casos a doação de sangue é proibida. Isso ocorre, por exemplo, com pessoas que usam droga intravenosa ou têm múltiplos parceiros sexuais. Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue ou se sua real intenção é de apenas realizar o teste para o vírus HIV, não doe sangue. O mais indicado é procurar os centros de Testagem e Aconselhamento.
Os intervalos entre doações são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Na Paraíba, as pessoas têm um incentivo a mais para doar. A portaria estadual de nº 1376 de 19/11/1993 estabelece que, com um mínimo de três doações, o candidato se inscreverá gratuitamente em concursos públicos do Estado. Mas, para tanto é preciso que o sangue tenha sido doado no ano do concurso e antes do lançamento do edital.
REPOSIÇÃO DE SANGUE
Para cada bolsa de sangue que uma pessoa utiliza durante uma transfusão, são necessários dois doadores para reposição. Por causa disso, é fundamental que parentes de clientes submetidos ao procedimento no Hospital Unimed JP peçam a familiares ou amigos que façam doação de sangue. Caso contrário, outras pessoas que precisarem
de transfusão poderão ser prejudicadas.
O doador deve se dirigir ao Hemocentro da Capital, que trabalha em parceria com o Hospital Unimed JP, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. No local, deve apresentar um documento oficial com foto e informar o nome da pessoa internada para reposição do sangue. Caso a família não seja da Capital, deve entrar em contato com os hemonúcleos da cidade de origem. Mais informações pelo telefone 3218-7600.
PASSO A PASSO
Veja abaixo como é simples e seguro doar sangue:
1° passo: O processo de doação leva aproximadamente meia hora. A doação em si dura apenas de 6 a 10 minutos;
2° passo: Preencha a ficha do doador. Você ficará cadastrado em nosso banco (Hemocentro ou Banco de Sangue São João);
3° passo: Verificação do peso, altura e temperatura corporal, além do exame de sangue rápido;
4° passo: Check-up médico. Um médico irá medir sua pressão e checar se você está apto a doar sangue. Não fique constrangido com algumas perguntas que fazem parte da rotina e que serão feitas. Suas respostas são extremamente importantes e confidenciais.
5° passo: Será oferecido um lanche antes da doação
6° passo: A doação propriamente dita. Um profissional de saúde irá realizar a assepsia em seu braço e usar uma agulha descartável. Não há chance de contrair o vírus da Aids ou nenhuma outra doença infecciosa doando sangue;
7° passo: Após a doação, você deverá descansar uns 10 minutos. Esse tempo é super importante. Neste intervalo de tempo, você poderá fazer um lanche leve, fornecido gratuitamente.