Durante as festas juninas, ocorre uma necessidade maior de sangue nos hospitais em todo o Nordeste. Contraditoriamente, é neste período que se percebe uma maior carência de doadores.
Por conta disso, o Hemocentro da Paraíba está realizando a 3ª edição da Campanha \"Sangue Junino\", com o objetivo de aumentar o número de bolsas no estoque para este mês de junho.
A doação de sangue não traz nenhum prejuízo para a saúde do doador, e é um procedimento simples e rápido. Além disso, a atitude humanitária tem vantagens na Paraíba. A Lei Estadual nº 7711, de 28 de dezembro de 2004, beneficia a pessoa que tiver doado sangue pelo menos três vezes com isenção da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.
Mas, para isso é importante que as doações tenham sido feitas antes da publicação do edital do concurso.
Para doar, basta comparecer ao Hemocentro da Paraíba e ao Banco de Sangue São João. No interior do Estado, as pessoas que quiserem doar podem procurar os hemonúcleos (veja telefones abaixo).
SEGURANÇA
A doação não trará nenhum prejuízo para o doador. A parte líquida retirada será recuperada nas primeiras horas após a doação. Em algumas semanas, o número total de hemácias retornará aos níveis iniciais, permitindo novas doações sem prejuízo ao organismo.
O procedimento é seguro para o doador e também para quem receberá o sangue. Antes da coleta, o Hemocentro da Paraíba realiza uma rigorosa triagem que obedece a normas nacionais do Ministério da Saúde.
Em João Pessoa, o Hemocentro, que é parceiro do Hospital Unimed JP, funciona, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. O endereço é Avenida Dom Pedro II, 826 - Centro. O telefone é 3218-5690.
QUEM PODE DOAR
Para ser um doador de sangue é preciso:
- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Ter idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis);
- Dar um intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
- Não ter sido exposto a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, Aids, hepatite e Doença de Chagas);
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
- Não ter diabetes;
- Não ser usuário de drogas;
- Não ter tido relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativo.
ISSO NÃO EXISTE
Hoje em dia, apesar de toda a informação disponível, alguns mitos ainda atrapalham a doação de sangue. Veja abaixo algumas informações equivocadas que são disseminadas.
- A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue;
- Doar sangue não altera a pressão arterial e a pessoa que doa não tem nenhuma obrigação de fazer uma nova doação;
- Doando sangue você não ganha nem perde peso;
- A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue.