O carnaval é considerado uma das datas mais críticas para o abastecimento e equilíbrio dos estoques de sangue nas agências transfusionais e bancos de sangue. O motivo é o crescimento do número de acidentes e emergências, além da diminuição significativa do número de doadores voluntários.
É ai, está esperando para praticar a solidariedade? Antes de cair na folia, Doe Sangue. Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, não estar tomando remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue.
Lembre-se, doar sangue não faz mal à saúde. Não emagrece, não engorda, não afina e nem engrossa o sangue. Além disso, não altera a pressão arterial. A única certeza que o doador tem é que estará salvando vidas.
Alguns mitos costumam impedir as pessoas fazer a doação. Entre eles, está a menstruação. Algumas mulheres acham que pertencem ao sexo frágil e não podem doar sangue. Mas isso não é verdade. Especialistas afirmam que a mulher pode doar até mesmo no período menstrual, desde o fluxo sanguineo esteja normal.
AGÊNCIA TRANSFUSIONAL
A equipe da Agência Transfusional do Hospital Unimed JP está permanentemente empenhada em mostrar às pessoas a importância de doar sangue e, principalmente, os benefícios que este ato traz. O setor é parceiro do Hemocentro Paraíba na arrecadação de sangue.
O setor lembra que, apesar de todos os avanços da medicina, ainda não existe nada que substitua o sangue o humano nos tratamentos médicos. Portanto, muitas vidas podem depender apenas de uma atitude de cada pessoa saudável.
Em João Pessoa, a pessoa que tiver interesse em doar sangue deve se dirigir ao Hemocentro da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. No local, deve apresentar um documento oficial e será submetido a uma triagem. Esse procedimento garantirá a qualidade do sangue e a saúde de quem vai recebê-lo.
PASSO A PASSO
Veja abaixo como é simples e seguro doar sangue:
1° passo: O processo de doação leva aproximadamente meia hora. A doação em si dura apenas de 6 a 10 minutos;
2° passo: Preencha a ficha do doador. Você ficará cadastrado em nosso banco (Hemocentro ou Banco de Sangue São João);
3° passo: Verificação do peso, altura e temperatura corporal, além do exame de sangue rápido;
4° passo: Check-up médico. Um médico irá medir sua pressão e checar se você está apto a doar sangue. Não fique constrangido com algumas perguntas que fazem parte da rotina e que serão feitas. Suas respostas são extremamente importantes e confidenciais;
5° passo: Será oferecido um lanche antes da doação;
6° passo: A doação propriamente dita. Um profissional de saúde irá realizar a assepsia em seu braço e usar uma agulha descartável. Não há chance de contrair o vírus da Aids ou nenhuma outra doença infecciosa doando sangue;
7° passo: Após a doação, você deverá descansar uns 10 minutos. Esse tempo é super importante. Neste intervalo de tempo, você poderá fazer um lanche leve, fornecido gratuitamente.