• Início
  • Notícias
  • Doação de sangue deve ser feita mesmo que receptor receba alta

Notícias

Doação de sangue deve ser feita mesmo que receptor receba alta

Publicada em 10/01/2007 às 09h02

Para casa bolsa de sangue utilizada durante uma transfusão são necessários dois doadores para reposição. Por isso, é fundamental o encaminhamento de doadores para os bancos de sangue para repor o estoque. Este procedimento deve ser adotado independentemente de a pessoa beneficiada ter recebido alta hospitalar ou até mesmo falecido.

 

Agindo assim, os familiares do paciente submetido a transfusão possibilitarão que outras pessoas sejam beneficiadas. Para se ter idéia da importância deste ato, não existe nada que substitua o sangue humano em tratamentos médicos clínicos e cirúrgicos. O Hospital Unimed JP trabalha em parceria com o Hemocentro da Paraíba e o Banco de Sangue São João. É para estes locais que os familiares devem encaminhar os doadores.

 

A Agência Transfusional do Hospital informa que, apesar de não ser obrigatório, o procedimento é um importante ato de solidariedade e que não vai trazer nenhum prejuízo para o doador. A parte líquida retirada será recuperada nas primeiras horas após a doação. Em algumas semanas, o número total de hemácias retornará aos níveis iniciais, permitindo novas doações sem prejuízo ao organismo.

 

O telefone da Agência Transfusional do Hospital Unimed JP é 2106-0242.