Mulheres da Capital vêm dando um exemplo de solidariedade e amor ao próximo. São as mães em período de amamentação que doam o leite materno excedente e, desta forma, ajudam a tornar mais fortes e saudáveis bebês nascidos prematuros ou com baixo peso.
Um dos Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) de João Pessoa funciona no Hospital Unimed JP, onde o trabalho de incentivo à doação foi iniciado há pouco mais de três anos e vem obtendo excelentes resultados. Para se ter idéia, de janeiro a maio deste ano, foram doados mais de 450 litros do alimento.
Por causa do desempenho, além de ajudar os bebês prematuros e/ou com baixo peso nascidos na maternidade do Hospital, já está sendo possível ajudar recém-nascidos internados em UTIs de outras instituições da Capital. A doação é feita, principalmente, pelas mães que dão à luz no Hospital Unimed JP, mas mulheres da comunidade também contribuem com este ato de solidariedade.
O PCHL desenvolve atividades de promoção, proteção e apoio, como programas de incentivo e sensibilização sobre a doação de leite materno; presta assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento; coleta, armazena e repassa o Leite Humano Ordenhado (LHO) para o Banco de Leite Humano (BLH); e estabelece ações que permitam a rastreabilidade do LHO.
CONFORTO E PRIVACIDADE
Para garantir maior conforto e privacidade às doadoras, o posto do Hospital Unimed JP conta com dois boxes, cada um com poltrona para a mãe e berço para o bebê. Estes locais dispõem ainda de música ambiente, televisão e material educativo sobre a importância da doação do leite humano.
Quando é necessário, após a alta hospitalar, uma equipe realiza visita domiciliar à puérpera para orientá-la na coleta e armazenamento. Esta assistência também é dada às mães da comunidade que decidem fazer a doação.
O leite coletado é encaminhado para o Banco de Leite Humano Anita Cabral, ao qual o Posto de Coleta do Hospital Unimed JP está vinculado. Lá, é analisado, processado e distribuído para o consumo. Desta forma, as mães ficam mais tranqüilas por saberem que seus filhos estão recebendo um alimento de qualidade e os bebês crescem fortes e saudáveis, viabilizando a alta hospitalar mais rapidamente.
O incentivo ao aleitamento materno proporciona não só a garantia da saúde física do bebê, mas, sobretudo, aumenta o vínculo afetivo do binômio mãe e filho.