• Início
  • Notícias
  • Distúrbios emocionais podem gerar compulsões alimentares e obesidade

Notícias

Distúrbios emocionais podem gerar compulsões alimentares e obesidade

Publicada em 14/04/2009 às 16h19

Você é daquelas pessoas que, após um dia difícil, caem de boca numa fatia de bolo para desopilar? Ou ataca a geladeira sempre que se sente feliz, ansioso ou triste? Se a resposta foi positiva para uma das questões, é preciso tomar cuidado. Esse pode ser sinal de um transtorno psicológico, o que pode levar à compulsão alimentar e, consequentemente, à obesidade.

As emoções, mesmo não sendo responsáveis, por si só, pelo aumento do peso, podem ajudar uma pessoa a ingerir quantidades grandes de comida, mesmo que o organismo não esteja precisando. Segundo a psicóloga Lara Guerra, é preciso cuidar do físico e da mente para manter a saúde em dia. “Não adianta fazer exercício físico se o emocional não está bem”, afirmou.

Ela, que é psicóloga da Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, ministrará uma palestra sobre o assunto neste sábado (18), durante o 7º Encontro sobre Saúde para Clientes e não Clientes da Cooperativa, que será realizado das 7h30 às 13h, no auditório do Shopping Sebrae. O evento terá como tema “Prevenindo e Tratando a Obesidade”.

Além dela, outros especialistas mostrarão como controlar este problema de saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal Unimed JP (clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição) ou pelo número 2106-0714. Mas é preciso se apressar, pois as vagas são limitadas.

O encontro é uma promoção da Coordenação de Promoção da Saúde e do Instituto UniGente e tem como público-alvo todas as pessoas que estão acima do peso, independentemente de serem clientes ou não da Cooperativa.