O painel “Dimensão ambiental: gestão sustável” iniciou a programação do último dia do Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds, na manhã desta sexta-feira (19), no Paço dos Leões, no Altiplano Cabo Branco. Dividido em 4 palestras, a atividade foi coordenada pelo presidente da Unimed Campina Grande, Francisco Vieira de Oliveira.
O primeiro momento – ministrado pela gerente de Responsabilidade Social da Unimed JP, Adriana Perroni; e pelo superintendente de custos assistenciais da Unimed Brasil, João Augusto Rangel - foi marcado pelo lançamento do Manual de Alimentação Saudável, que tem o objetivo de estimular a adoção de atitudes e práticas saudáveis. Na ocasião,também foram evidenciados projetos de consumo consciente (energia, meio ambiente e outros recursos naturais) desenvolvidos pela Unimed Brasil. O tema da palestra foi “Panorama do Programa e Consumo Consciente Unimed e Lançamento da Publicação Cardápio Saudável”.
O manual foi idealizado a partir do Programa de Consumo Consciente e sugere a mudança de hábitos em relação ao consumo, assim como o exercício de cidadania e de responsabilidade social. “Ele reflete a posição da Unimed em relação à qualidade de vida e à valorização da saúde física e psíquica de seus colaboradores e parceiros, e tem como objetivo estimular a adoção de atitudes e práticas saudáveis”, declarou Adriana.
Em seguida, a presidente do Instituto Ecoar, Miriam Duailibi, discutiu “o papel das empresas na diminuição do impacto ambiental. Durante a apresentação, Miriam afirmou que as empresas que se preocupam com a saúde da população, utilizam os recursos naturais com consciência. “Uma empresa não se sustenta se a sociedade fracassar. E a sociedade não existirá se não houver saúde”, complementou Miriam .
O secretário geral substituto da Agência Nacional das Águas, Maurício Andrés Ribeiro, ministrou a terceira palestra do painel. Com o tema “A educação ambiental e sua contribuição para a conscientização ecológica”, Maurício mostrou a importância da integração harmônica entre os indivíduos e o meio ambiente. Segundo ele, o sucesso dessa relação só será possível com o trabalho de consciência ambiental. “A preocupação ambiental evita desastres e é capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida de todos”, enfatizou.
O quarto e último momento do painel foi ministrado pelo coordenador de sistema de Gestão Integrada da CIMPOR Brasil, Christovan Carvalho Alvarenga Júnior. Na ocasião, ele mostrou os projetos desenvolvidos pela empresa de cimentos, que existe em João Pessoa há mais de 20 anos.