O diretor Financeiro da Unimed Brasil, Thyrson Loureiro de Almeida, morreu na manhã desta terça-feira (4), aos 72 anos, em São Paulo. A assessoria de imprensa da Unimed Brasil informa que o corpo será velado a partir das 15 horas, no Cemitério do Araçá, no Pacaembu, em São Paulo (SP).
Amanhã (5), às 8 horas, o corpo seguirá para o Crematório da Vila Alpina, na Avenida Francisco Falconi, 437, Jardim Avelino, na Vila Alpina.
A Unimed Brasil divulgou um comunicado de falecimento reproduzido, a seguir, na íntegra:
COMUNICADO DE FALECIMENTO
Com uma vida inteira dedicada à medicina, faleceu nesta manhã, em São Paulo, aos 72 anos, Thyrson Loureiro de Almeida. Cirurgião geral e gastroenterologista, Thyrson era um dos mais antigos militantes do Sistema Unimed – ele entrou para o cooperativismo médico em 1977 - e ocupava, desde 2005, o cargo de diretor Financeiro da Unimed do Brasil.
Nascido em 1935 na cidade de Bela Vista (MS), quase fronteira com o Paraguai, cursou o ginásio em Campinas (SP) e finalizou o colegial em São Paulo. Na mesma cidade, em 1954, passou no vestibular da Escola Paulista de Medicina.
Um dos oito filhos de Pego Loureiro de Almeida e Vera Guimarães Loureiro, Thyrson iniciou sua carreira como cirurgião no Hospital das Clínicas, na capital paulistana. Pouco tempo depois o médico se tornou chefe da equipe de seu Pronto-Socorro e, em 1975, assumiu a administração do Centro Cirúrgico. Após um ano foi convidado pelo Conselho da Faculdade de Medicina para ser Diretor Executivo do Hospital.
Já consagrado na profissão, almejou a presidência da Unimed Paulistana desde a época em que ingressou na cooperativa, em 1977. Cerca de um ano depois assumiu o cargo pela primeira vez, ocupando a posição até 1980. Retomou a função em 1982, na qual permaneceu até maio deste ano. Além de liderar o ranking das cooperativas médicas em número de clientes, com mais de 638 mil beneficiários, a Unimed Paulistana integrou de 2004 a 2006, a lista anual das 500 empresas Melhores e Maiores, da revista Exame.
A partir de 1994 a Singular paulista foi convidada a participar da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, na qual de 2002 a 2006, Thyrson participou de seu Conselho de Administração, como membro vogal.
Ele foi, ainda, um dos primeiros dirigentes do Estado de São Paulo a retornar à Unimed do Brasil, em 2004, na busca da reintegração do Sistema Unimed. Em paralelo, sempre manteve seu consultório no Hospital das Clínicas.
Personalidade querida no meio cooperativista, Thyrson Loureiro de Almeida deixa viúva Maria Christina Anderaos Loureiro de Almeida, quatro filhos e três netos.