Shakes, sucos, sopas, dieta japonesa, dos três dias. A lista de “receitas” que prometem emagrecer rapidamente é enorme, e a cada verão surgem novas dietas milagrosas. No entanto, é importante ter cautela para que a perda de peso não traga sérios problemas à saúde.
O alerta é feito pela endocrinologista Danielle Albino Rafael Matos, em artigo intitulado “Cuidado com dietas de verão”. No texto, a médica explica que muitos desses planos alimentares podem ser capazes de reduzir o peso corporal em pouco tempo, pois incentivam longos períodos de jejum ou a substituição de refeições ou tipos de alimentos por suplementos e formulações líquidas.
No entanto, facilmente ocorre a recuperação do peso posteriormente. “A restrição calórica, em longo prazo, é difícil de ser mantida e quase sempre é abandonada em algumas semanas”, explica.
Um outro ponto a observar, segundo a médica, é a qualidade destas dietas “milagrosas”, pois, na maioria da vezes, elas envolvem a exclusão de algum grupo alimentar, o que pode acarretar deficiências nutricionais. “Por exemplo, uma dieta com restrição de carboidratos (presentes em alimentos tais como os cereais) também é pobre nas vitaminas A, E, tiamina, B6 e ácido fólico, além de minerais, como o magnésio, prejudicando o adequado funcionamento do organismo”, afirma.
Por conta disso, a endocrionologista afirma que não é prudente apelar para fórmulas mágicas que prometem a perda de peso em pouco tempo. Mas, é possível perder peso através de hábitos saudáveis de vida, com uma dieta balanceada e que contenha todos os nutrientes necessários à manutenção do equilíbrio do corpo, aliada à prática da atividade física.
ARTIGO
O artigo “Cuidado com dietas de verão”, de autoria da médica Danielle Albino, foi publicado na Coluna Saúde, da Unimed JP, no último domingo (21), publicada nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. A coluna pode ser acessada aqui no portal, em um link inserido no canto direito da página. Clique aqui.
O texto também está disponível na seção“Consultório Médico” do portal. Além desse, neste espaço, o internauta tem a disposição todos os artigos de médicos cooperados da Unimed JP, escritos para Coluna Saúde, que já está na 459ª edição.