Os dias de carnaval podem ser animados e inesquecíveis, mas precisam de cuidados para manter a saúde antes, durante e depois da folia. Entre os cuidados, segundo a nutricionista da Unimed João Pessoa, Paula Bacalhau, é importante manter-se bem hidratado e alimentado durante os festejos de momo.
"Fazer refeições a cada 3 horas e descansar o corpo por pelo menos 7 horas por dia, é fundamental para se manter bem nesses dias de folia", destacou a nutricionista Paula Bacalhau.
DICAS
Confira as dicas que a especialista da Unimed JP deu para o folião se manter saudável durante as festas carnavalescas.
Alimente-se bem - opte por comidas leves, de fácil digestão e nutritivas. Ou seja, mantenha o café da manhã e o almoço reforçados – equilibrando vegetais, frutas, cereais integrais e proteínas. Afinal, são essas refeições que garantem boa parte do combustível e ajudam a diminuir a absorção do álcool no organismo.
Beba muita água- Mantenha-se hidratado! Diariamente, devemos consumir cerca de 35ml de água para cada quilo de peso corporal. Neste caso, uma pessoa que pesa 60 kg precisa consumir uma média de 2.100ml de água por dia.
Mas, atenção: em situações extras como ir à praia, brincar nos blocos de carnaval, etc, devemos consumir cerca de 1 litro de água, além do consumo diário, principalmente, se for ingerir bebidas alcoólicas. Neste caso, é fundamental intercalar esse consumo com a água, já que a bebida alcoólica desidrata o corpo.
OUTRAS RECOMENDAÇÕES
Sexo Seguro - Além das dicas de alimentação e bebidas, como no período de carnaval é comum a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, por isso vale ressaltar também a importância do uso do preservativo.
Alongar-se - Quatro ou mais dias de folia exigem muito das articulações e dos músculos, por isso, é importante alongar e aquecer o corpo antes do samba. Além disso, aposte em sapatos confortáveis para proteger seus pés de ferimentos e os joelhos contra os impactos.
Proteja-se - Use protetor solar e tome cuidado com a pele.
Ouvido e voz - Não importa se está tocando marchinha, samba, axé ou frevo: no carnaval, o volume costuma ser alto e o resultado disso pode ser uma lesão na laringe ou nos ouvidos. E todos queremos sair com a audição e com a voz em dia depois da festa, certo?