Cerca de 10% da população brasileira tem asma, doença inflamatória crônica que pode ser controlada com algumas atitudes, uso de medicação - em casos específicos- e acompanhamento médico.
Uma dica para evitar crises é ficar longe dos gatilhos. Os principais são ácaros e fungos, animais com pelos, pólen, fumaça de cigarro, infecções virais de forma geral, exercícios físicos sem preparo, emoções fortes (estresse), exposição a produtos químicos com cheiro forte, ar condicionado, ambientes secos, entre outros.
O aumento de asma vem também sendo associado ao fator de obesidade. Quem está acima do peso tem mais dificuldade para respirar, ou seja, precisa de mais esforço do corpo para a respiração. Pessoas obesas são fortes candidatas a desenvolverem síndromes de dificuldade respiratórias e ficam menos aptas a fazerem exercício físico.
A prática de esportes regular - natação, hidroginástica, caminhada, tênis, golfe, entre outros, é recomendada para ajudar a combater a doença com o objetivo de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
AÇÕES
Nesta terça-feira, 21 de junho é comemorado o Dia Nacional da Prevenção à Asma. Para orientar a população sobre o controle, prevenção e as forma de tratar a doença, estão sendo distribuídos panfletos entre os clientes na sede administrativa da Unimed JP, na Torre. A atividades faz parte da programação elaborada pelo Comitê de Controle da Asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), e a Associação Médica da Paraíba (AMPB), em parceria com a Unimed JP.
Na capital paraibana, as atividades foram iniciadas às 9h com um estudo de avaliação da asma em adolescentes de uma escola da rede municipal. Hoje à tarde serão ministradas palestras e oficinas de trabalho sobre asma para médicos e fisioterapeutas da rede básica, e enfermeiros dos hospitais e unidades próprias da Unimed JP.
Um dos palestrantes é o gestor de Provimento da Saúde da Cooperativa, Alexandre Araruna, que falará sobre "Asma no Adulto: Diagnóstico e tratamento".