Crianças! Em geral, elas adoram praia, calor, piscina, todos os artifícios do verão. No entanto, é necessário seguir algumas orientações para que elas possam curtir a estação mais quente do ano com saúde.
No portal da Unimed JP, o internauta pode conferir duas dicas em áudio, especificas para criancças: “Crianças na praia” e “Cuidado com as crianças”.
As dicas de saúde em áudio podem ser ouvidas, clicando na seção “Verão Saúde”, que está disponível no canto direito da página principal do site. Essas orientação estão sendo veiculadas em rádios de João Pessoa.
Além dessas, a Unimed JP disponibiliza várias outras dicas relacionadas à saúde, como importância da amamentação, alimentação saudável, exercícios físicos, entre outras.Para acessar as dicas, clique aqui.
ORIENTAÇÕES
As crianças não devem ser privadas do sol (cuidado com os excessos!), fonte natural de vitamina D para os pequenos, mas antes de tudo, é preciso atenção quanto aos horários e a aplicação de bloqueador (de preferência fator 30) antes que saiam de casa. A aplicação deve ser feita a cada duas horas, mesmo sob o guarda-sol, pois os raios solares refletidos na areia podem provocar sérias queimaduras em peles sensíveis.
O pimpolho que for se divertir na areia precisará de uma infra-estrutura mínima, que inclui pequenas piscinas de plástico infláveis cheias de água doce, se possível. Caso contrário, a água do mar só deve ser usada se a condição da praia for boa.
As mamães e papais devem lembrar que a criança tem sono. Se for o caso, na falta de algo mais apropriado convém preparar uma "caminha" de areia forrada com toalha seca, para que ela descanse confortavelmente. Então, o pimpolho deve ser acomodado e coberto com uma toalha leve, para protegê-lo do vento. As mesmas providências podem ser tomadas em relação à piscina seca.
Bebês podem tomar de 20 a 30 minutos de banho de sol diariamente, nunca entre as 10h e as 16h. Após este tempo, devem ser postos sob o guarda-sol. Os pequenos devem ser amamentados normalmente, quando estiverem na praia. Se estiverem usando mamadeira, as mesmas devem ser conservadas em isopor, devendo portanto serem "checadas" para saber se o calor não azedou o leite.
Crianças que já andam devem estar devidamente identificadas, caso se percam. O ideal são as pulseiras que só saem do pulso se cortadas, o que pode ser providenciado pela mamãe.