Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de mama, maiores são as chances de cura e menos agressivas serão as cirurgias. Basicamente, a detecção pode ser feita através da mamografia, do exame clínico ou do auto-exame.
A mamografia tem como objetivo a detecção do câncer de mama clinicamente oculto, em um estágio precoce, em mulheres acima de 40 anos. Estudos evidenciaram redução significativa da mortalidade por esta doença entre as mulheres submetidas ao rastreamento mamográfico.
O exame clínico é realizado pelo mastologista. Até o presente momento, não há comprovação científica da sua eficácia isolada na redução da mortalidade. Porém, tem seu valor, pois cerca de 15% a 25% dos tumores mamários podem passar despercebidos pela mamografia.
Já o auto-exame é realizado pela própria paciente. Apesar de não haver evidência científica de que ele reduza a mortalidade por câncer de mama, é importante que as mulheres estejam atentas a quaisquer alterações em suas mamas e que, diante destas, procurem o especialista.
SAÚDE DA MULHER
A prevenção do câncer de mama será um dos assuntos discutidos durante o 3º Encontro Sobre Saúde para Clientes e não Clientes da Unimed JP. O evento terá como tema “Mulher: um encontro com a saúde” e será realizado no próximo dia 30, no auditório do Shopping Sebrae, na Capital.
Além do câncer de mama, o encontro abordará outros assuntos sobre qualidade de vida, hormônios, além de aspectos preventivos relacionados ao câncer do colo de útero. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Para se inscrever, as mulheres devem ligar para a Secretaria de Promoção da Saúde da Unimed JP, responsável pela organização do evento. O telefone é 2106-0714. Se preferirem, podem se inscrever aqui no Portal Unimed JP. Para isso, basta clicar no “pop-up” disponibilizado na página inicial.