Você sabia que o diabetes é um tipo de doença crônica caracterizada pela falta de insulina no organismo? No diabetes, os níveis de glicose no sangue sobem a níveis anormais, que podem causar uma série de sintomas e complicações. A doença caracterizada na infância e na adolescência será tema de simpósio no próximo dia 26, em João Pessoa.
O evento abre oficialmente o calendário de atividades da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) no ano de 2011. O simpósio ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), localizado na Avenida Dom Pedro II, número 1335, no Centro.
O diabetes é uma doença crônica sem cura. O organismo não produz adequadamente a insulina, um hormônio que é necessário para converter açúcar, amidos e outros alimentos em energia necessária para a vida diária.
TIPOS
Existem dois tipos principais de diabetes. A tipo 1, conhecida “insulino-dependente”, é uma doença auto-imune em que o organismo não produz insulina, ocorrendo mais frequentemente em crianças e adultos jovens. Pessoas com diabetes tipo 1 deve tomar injeções diárias de insulina para sobreviver.
Já o tipo 2, mais conhecida como “não-insulino-dependente”, se qualifica como a desordem metabólica que resulta da incapacidade do corpo para fazer o suficiente ou usar adequadamente a insulina, que é a forma mais comum da doença.
PROGRAMAÇÃO
Durante o 1º Simpósio de Diabetes na Infância e Adolescência serão discutidos temas como o crescimento e o desenvolvimento no controle metabólico; síndrome metabólica na infância e adolescência; insulinização intensiva; hipoglicemia; tratamento da hipertensão; aspectos práticos e educacionais no tratamento do diabetes; além de avaliação nutricional e orientação dietética para diabéticos, entre outros.
O simpósio contará com a participação de profissionais de renome nacional. Entre eles o presidente da SBD, Saulo Cavalcanti; o vice-presidente Ruy Lyra da Silva Filho; o diretor Financeiro da Unimed JP e tesoureiro da SBD, João Modesto Filho; além de outros endocrinologistas e médicos de várias especialidades, a exemplo de Márcia Farias; Eugênia Montenegro; Ednardo Parente; Renato Junger de Oliveira; Fabyan Esberard de Lima e Maria da Luz Gorenstein.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do preenchimento de ficha de inscrição e por depósito bancário encaminhada para a conta da SBD. O número da Conta Corrente é 7003370-2, Agência 0986, Banco Real. Os valores são R$ 30 para médicos e R$ 20 para residentes, estudantes e outros profissionais da área de saúde. Os sócios da SBD e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) não pagam inscrição.
Mais informações através do telefone (83) 8736-9856 ou pelo e-mail
[email protected], falar com Amires.