• Início
  • Notícias
  • Diabetes é responsável por 9% das mortes na América Latina e no Caribe

Notícias

Diabetes é responsável por 9% das mortes na América Latina e no Caribe

Publicada em 22/07/2010 às 12h40

As complicações causadas pelo diabetes são responsáveis por 9% de todas as mortes registradas na América Latina e no Caribe, o que representa 330 mil mortes por ano.

O número de diabéticos deve aumentar em 65% na América Latina nos próximos 20 anos, de acordo com o levantamento da Fundação Mundial de Diabetes divulgado no início de julho durante a Conferência sobre Diabetes para a América Latina, realizada em Salvador.

Para contribuir com a qualidade de vida dos clientes com diabetes, a Unimed JP, desde 2004, mantém um Programa de Educação Terapêutica em Diabetes, o UniDia, que já beneficiou mais de 600 pessoas.

Uma das ações do programa é o Grupo de Educação Terapêutica (GET), uma iniciativa pioneira no Nordeste.

As pessoas que participam do GET recebem as mais variadas informações sobre aspectos variados da doença por meio de um tratamento multidisciplinar, que envolve psicóloga, endocrinologista, nutricionista, enfermeira e uma facilitadora de grupo. O apoio de pessoas que convivem com a mesma doença, a partir do compartilhamento de histórias de vida, é fator importante para o sucesso do programa. 

Para participar, o cliente deve se inscrever através do encaminhamento do médico ou pelo telefone da Coordenação de Promoção da Saúde (2106-0714). As inscrições estão sempre abertas e são gratuitas. Entretanto, as vagas são limitadas.