Neste ano, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) vai apoiar ações realizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde da Paraíba, Rio de Janeiro, Pará, Goiás e Mato Grosso do Sul na semana do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.
No dia 28, o Inca realizará, no Rio de Janeiro, o Seminário “Advertências Sanitárias nos Maços de Cigarros - Defesa ou Afronta à Dignidade Humana?”. O objetivo do evento é divulgar as evidências científicas das advertências sanitárias nos produtos derivados de tabaco e as inovações que o mundo e o Brasil têm criado para que as mensagens se tornem cada vez mais eficazes, contribuindo para diminuir o número de pessoas que começam a fumar, assim como estimular os fumantes a deixarem o vício.
Em João Pessoa, as Secretarias Municipais e a Secretaria Estadual de Saúde promoverão o “Festival de Grafitagem: Todos Contra o Tabagismo”, cujo objetivo é prevenir e alertar a população sobre os males do fumo. Os trabalhos serão feitos em muros em pontos estratégicos da cidade e julgados pela população, por meio de enquetes. Os três primeiros lugares serão premiados no dia 29 de maio.
Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.
A cada ano, a OMS articula em todo o mundo a comemoração da data, definindo um tema correlato ao tabagismo, abordado pelos 192 países membros. Advertências Sanitárias é o tema escolhido para 2009, por fornecer uma das defesas mais fortes contra a epidemia global do tabaco. Essas advertências, de acordo com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, devem ocupar pelo menos 50% da área principal das embalagens dos produtos de tabaco e recomenda a utilização de imagens ou pictogramas que ilustrem o sentido da mensagem.
AÇÕES NA UNIMED JP
Dentro da programação do Dia Mundial sem Tabaco, a Unimed João Pessoa vai realizar, na próxima segunda-feira (1), uma palestra sobre os malefícios do cigarro. A apresentação, voltada para colaboradores e médicos cooperados, será realizada às 15h, no auditório do Hospital. O pneumologista Sebastião Costa será o ministrante. Para participar, basta comparecer ao local no dia do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Coordenação de Promoção da Saúde, através do número 2106-0714.
(Com informações do Ministério da Saúde)