• Início
  • Notícias
  • Dia Mundial do Diabetes ganha repercussão na imprensa e redes sociais

Notícias

Dia Mundial do Diabetes ganha repercussão na imprensa e redes sociais

Publicada em 16/11/2010 às 16h

Este foi o 4º ano que o Hospital Unimed JP participou do Dia Mundial do Diabetes Este foi o 4º ano que o Hospital Unimed JP participou do Dia Mundial do Diabetes

Quem passou pela Avenida Beira Rio, na noite do último domingo (14), pode conferir uma iluminação diferente no Hospital Unimed JP. Os refletores azuis, colocados na fachada, tiveram um motivo nobre: alertar a população sobre os problemas ocasionados pelo diabetes, doença considerada a epidemia do século e um problema de saúde pública.

 

A cor é uma referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Este foi o 4º ano que o Hospital Unimed JP participou da mobilização, promovida anualmente pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

A iniciativa, que fez parte de uma mobilização em vários países, com a finalidade de lembrar o Dia Mundial do Diabetes, ganhou repercussão em telejornais, jornais impressos e sites de notícias do Estado. O assunto também foi abordado pela imprensa nacional e internacional, com a divulgação da iluminação de monumentos conhecidos mundialmente, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Além disso, houve uma divulgação intensiva nas redes sociais brasileiras, já que o Brasil é um dos países que mais vem utilizando essa forma de comunicação no mundo (Orkut, Twitter, Facebook, Flickr, Youtube, etc).

DICAS IMPORTANTES

Para saber mais sobre o Dia Mundial do Diabetes e como controlar a doença, basta conferir a coluna do diretor Financeiro da Unimed JP e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Diabetes, João Modesto, publicada aos sábados no Jornal da Paraíba e aqui no Portal Unimed (clique aqui para ter acesso).

O assunto também foi abordado por João Modesto na seção “Consultório Médico” da Coluna Unimed Saúde de domingo (14), que é publicada no Jornal Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. O texto, na íntegra, também pode ser acessado pelo Portal, clicando aqui.

MOBILIZAÇÃO MUNDIAL

Vista como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a iniciativa global de conscientização é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. Em 2009, mais de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas em todo o planeta aderiram à campanha e iluminaram de azul as fachadas de seus prédios. No Estado, a mobilização conta também com o apoio da Sociedade Paraibana de Diabetes e da Unimed JP.

O Dia Mundial do Diabetes, que este ano teve como tema “Diabetes: Educar para prevenir”, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, 14 de novembro, foi instituída em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo e, desde então, vem mobilizando cerca de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas para discussão e elaboração de ações que visem à prevenção e à consequente diminuição dos casos da doença.

ENTENDA A DOENÇA

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.

Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.