Hoje, dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. O objetivo fundamental desta data é chamar a atenção da população para as alterações vocais que possam representar problemas de saúde e, principalmente, a prevenção dessas alterações.
O esforço brasileiro para prevenir os problemas vocais foi reconhecido por várias entidades médicas internacionais, tais como Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia, Academia Americana de Otorrinolaringologia e Sociedade Europeia de Otorrinolaringologia, e tornou-se uma referência em todo o mundo, inspirando a criação do Dia Mundial da Voz, homologado em 2003, com a data oficial em 16 de abril.
O objetivo central da Campanha da Voz é informar e prevenir a população sobre hábitos incorretos no uso das cordas vocais que podem resultar em doenças como a laringite, o nódulo, a leucoplasia, os cistos e o câncer de laringe - a mais grave entre todas.
Também procura mostrar que sintomas muitas vezes ignorados ou subestimados são sinais importantes que o corpo emite. O câncer de laringe, por exemplo, tem a rouquidão como principal sintoma e, na grande maioria dos casos, o sinal é ignorado. Se diagnosticado precocemente, o mal tem 95% de chance de ser curado. Os médicos da ABLV recomendam procurar auxílio médico sempre que observar tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem por mais de duas semanas.
CUIDADOS COM A VOZ
“Afine a sua saúde. Cuide da sua Voz”. Este é o tema da campanha iniciada hoje (16) pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), e que se estenderá até a próxima terça-feira (21). A iniciativa tem o objetivo de orientar e prevenir as doenças que atingem o aparelho vocal. Em sua décima edição, a campanha promoverá ações de conscientização em todo o País. Na Capital, estão previstas diversas ações de prevenção ao câncer da laringe.
A Campanha da Voz tem como função informar e orientar sobre os cuidados da voz. Até seu ano de lançamento, o câncer de laringe vitimava 15 mil brasileiros por ano, sendo 8 mil casos fatais. Em cada edição da campanha, são atendidas e orientadas cerca de 40 mil pessoas, número que se repete anualmente desde então.
Devido à sua relevância, a Campanha Nacional da Voz já contou com o apoio dos cantores Fagner e Xuxa, do craque Pelé e sua esposa Assíria, dos atores Edson Celulari, Cláudia Raia, Lima Duarte, Tarcísio Meira e Glória Meneses, entre outras personalidades.