“Terra, és o mais bonito dos planetas. Tão te maltratando por dinheiro. Tu que és a nave nossa irmã. Canta, leva tua vida em harmonia. E nos alimenta com teus frutos. Tu que és do homem a maçã...”.
Foi num momento de muita inspiração que o grupo Roupa Nova gravou “Sal da Terra”, uma música de letras simples e cercadas de muita poesia, mas que tratam de um assunto bastante sério: a destruição do único planeta do sistema solar em que há vida.
Derrubada de florestas, poluição de rios e devastação de áreas que deveriam ser preservadas são apenas alguns exemplos da ação insensata do homem.
São atitudes tomadas em nome de um desenvolvimento econômico, mas que interferem no equilíbrio da natureza e ligam o cronômetro que faz uma espécie de contagem regressiva da existência de vida no planeta.
DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL
Não é de hoje que os ambientalistas alertam para os sinais de desequilíbrio ambiental. Aquecimento global, enchentes, secas, descongelamento das geleiras da Antártida, aumento do nível do mar e inundação de áreas ribeirinhas são alguns reflexos das agressões que a natureza vem sofrendo. Se nada for feito, para remediar esse mal, o mundo corre o risco de ser destruído pela humanidade.
Nesta quinta-feira (22), no Dia do Planeta Terra, esses argumentos ganharão ainda mais fôlego em organizações espalhadas por várias nações que irão se mobilizar para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar a natureza.
OBJETIVOS DO MILÊNIO
A preocupação com a natureza já tomou proporções tão grandes que levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a inserir a preservação do meio ambiente entre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os ODMs são um conjunto de metas que devem ser alcançadas por 191 países até 2015. O Brasil também assinou esse acordo.
INICIATIVA DA UNIMED
Na Unimed JP, a preservação com o meio ambiente é uma preocupação rotineira. Através do Instituto UniGente, a Cooperativa realiza a campanha Unidos Reciclaremos com o apoio dos funcionários da empresa.
Os colaboradores coletam e doam resíduos recicláveis, como papel, vidro, metal e plástico, que são vendidos e reaproveitados em outros produtos. O dinheiro arrecadado é distribuído entre os participantes mais engajados.
O Coral UniGente é outro trabalho desenvolvido pelo UniGente. Composto por crianças e adolescentes oriundos de comunidades carentes de João Pessoa, o projeto usa a música para evitar o envolvimento com as drogas.
Entre o repertório do coro, o “Sal da Terra” está entre as músicas mais cantadas pelas crianças e adolescentes. Confira, ao lado, a letra da canção na voz dos componentes do coral, durante uma apresentação feita numa solenidade da Presidência da República.