• Início
  • Notícias
  • Dia de Combate ao Glaucoma é nesta quinta; prevenção é frequente

Notícias

Dia de Combate ao Glaucoma é nesta quinta; prevenção é frequente

Publicada em 26/05/2011 às 00h

Doença causa a perda das fibras nervosas que formam o nervo óptico Doença causa a perda das fibras nervosas que formam o nervo óptico

 O Dia Nacional de combate ao Glaucoma é nesta quinta-feira. A doença pode levar à cegueira irreversível porque ocorre perda definitiva das fibras nervosas que formam o nervo óptico. O dano causado a visão é proporcional ao tempo que a doença permaneceu sem tratamento.

A doença pode ser classificada de três formas: glaucoma primário, secundário e congênito. 
 
O glaucoma primário incide na predisposição genética ou hereditária, originária geralmente em pessoas com parentes que tenham a doença devem fazer um controle rigoroso da pressão intra-ocular.
 
O glaucoma secundário é associado à alteração ocular ou sistêmica, a medicação, ou devido a trauma ocorrido na região ocular. Já a doença na forma congênita é de nascença.
 
SINAIS E SINTOMAS
 
A maioria dos portadores de Glaucoma não apresenta nenhum sintoma no início da doença, quando o paciente percebe a perda da visão ou a diminuição do campo visual, ele já está em fase avançada da doença.
 
Existe um tipo de glaucoma, porém, chamado de “Glaucoma de ângulo estreito” que vem acompanhado de dor ocular intensa, olho vermelho, embaçamento da visão, náuseas e vômitos.
 
Os oftalmologistas recomendam ficar atento aos recém-nascidos e lactentes, além observar bem a simetria ocular e o lacrimejamento intenso dos olhos.
 
PREVENÇÃO 
 
A melhor forma de evitar o glaucoma é passar por consultas oftalmológicas periodicamente (uma vez ao ano ou conforme a orientação do seu médico). A consulta compreende, além de exames básicos oftalmológicos, a medida da pressão intra-ocular e o exame de fundo de olho.
 
Os clientes da Unimed João Pessoa dispõe de vários oftalmologistas entre os cerca de 1,5 médicos cooperados. Para consultar o endereço ou telefone dos consultórios médicos, basta acessar o Guia Médico on-line. Clique aqui para acessá-lo. 
 
O tratamento do glaucoma pode ser feito com medicamentos, laser, por cirurgia convencional ou por associação entre eles. O acompanhamento da evolução deve ser feito por consultas oftalmológicas periódicas.
 
 
Fonte: blog.unimeds.com.br/saudeemdia