Para aquelas pessoas que costumam comer compulsivamente sempre que passam por uma situação de estresse ou quando estão muito felizes, um alerta: o descontrole emocional contribuem para o aumento do peso e podem agravar a obesidade.
Segundo a psicóloga Lara Guerra, que ministrou a palestra “Obesidade: uma questão de peso”, a ansiedade, quando não controlada, faz com que a pessoa coma muito. “Se estiver ansiosa por muito tempo, o organismo vai procurar aliviar toda a tensão. A sua resposta é dizer que quer ser alimentado. Em seguida, o corpo relaxa e causa a sensação de prazer e bem-estar”, afirmou.
E o que fazer, então, para equilibrar o corpo e a mente? “A melhor maneira de conseguir isso é combinar força de vontade com maneiras claras de colocar os objetivos de vida em prática”.
“O psicoterapeuta também pode ser um aliado importante, já que vai ajudar o indivíduo a se conhecer melhor e, consequentemente, a controlar as emoções. Assim será mais fácil seguir a dieta uma dieta saudável”, complementou.
A psicóloga finalizou a apresentação mostrando que aliar os aspectos emocionais e físicos pode ser mais fácil do que se imagina. “Basta ter força de vontade e procurar adotar um estilo de vida mais prazeroso”, aconselhou.
Neste momento, está sendo servido um lanche aos participantes. Na volta, a educadora física Teresa Helena mostrará os benefícios das atividades físicas para a saúde.