A estação mais quente do ano ainda não chegou, mas o sol intenso e a beleza de praias já montam o cenário perfeito que convidam ao lazer. Entretanto, é bom lembrar que o verão não é apenas sinônimo de descanso. Pelo menos, não para a saúde. Especialistas alertam que doenças típicas desta estação podem aparecer. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.
Para alertar a população sobre esses perigos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraíba, irá realizar neste sábado (24) uma campanha de conscientização na orla marítima de João Pessoa. A ação ocorrerá no Busto de Tamandaré, em Tambaú, das 9h às 12h.
De acordo com a Sociedade, a cada ano, 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposição excessiva ao sol a sua maior causa. “Os efeitos da ação nociva do sol vão desde vermelhidão, queimaduras, envelhecimento precoce (rugas) até câncer de pele”, alerta a dermatologista Carla Gayoso, presidente da SBD-PB.
Segundo ela, o uso de óculos escuros, chapéu e roupas de algodão, embora não solucionem o problema, podem ser importantes aliados na prevenção da doença. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10h e 16h.
O protetor solar deve ser utilizado sempre. “O FPS 15 ou 20 pode ser usado no dia-a-dia, dependendo da resistência de cada pele e o FPS 35, ou mais, é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc). Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas”, explica Carla.