A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará no dia 8 de novembro a 10ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele. Nesta data, 1,5 mil dermatologistas farão atendimentos gratuitos em 174 postos, em 24 estados do País. Os profissionais oferecerão exames completos da pele e darão orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença.
Na Paraíba, dermatologistas ligados à SBD-PB farão atendimentos em João Pessoa e em Campina Grande. Na Capital, as ações serão realizadas das 8h ao meio dia, no Hospital Napoleão Laureano. Neste local, 30 dermatologistas farão atendimentos e disponibilizarão toda a tecnologia para o tratamento, do laser à cirurgia convencional. Tudo gratuitamente. Em Campina Grande, a ação contará com 10 profissionais, que oferecerão o mesmo tipo de atendimento no Hospital Universitário Alcides Carneiro.
Em João Pessoa, a campanha terá um reforço especial. Jovens que distribuem sacolas de lixo nas praias, em um projeto de educação ambiental da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), estão sendo capacitados para prestar informações sobre os riscos do câncer de pele. Eles distribuirão material informativo sobre a campanha.
PERIGO
Entre os tipos de câncer, o de pele é o que apresenta maior incidência no Brasil. A campanha da SBD tem a finalidade de reduzir, em longo prazo, os casos da doença. Apesar deste tipo de câncer ser evitado com atitudes simples, como a proteção solar e a avaliação clínica da pele, a cada ano crescem os números relativos ao problema.
No ano passado, foram diagnosticados cerca de 119 mil novos casos no Brasil. Este ano, até dezembro, a estimativa é de 120,9 mil novos casos. Na Paraíba, são detectados 1,2 mil casos por ano. No entanto, A SBD-PB alerta que existe uma subnotificação desses dados, já que só são contabilizados os números de atendimentos em hospitais. Segundo o presidente da entidade, Otávio Sérgio Lopes, somando aos atendimentos em ambulatórios, por ano, a Paraíba identifica cerca de 10 mil novos casos.
O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Elas se dispõem formando camadas e, dependendo da área afetada, surgem diferentes tipos de câncer. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. O melanona é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível.
FIQUE ATENTO
Cuidados simples podem evitar o aparecimento do câncer da pele. Segundo orientações da SBD, as pessoas de todos os fototipos (cor de pele) devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas na quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão). Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.