Dermatologistas paraibanos vão realizar gratuitamente no próximo dia 24, das 8h às 12h, exames para detectar o câncer de pele. A ação faz parte da 9ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que será realizada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com as suas regionais.
Na Paraíba, a SBD-PB realizará atendimentos no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, e no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande. A vice-presidente da SBD-PB, Anna Luiza Marinho Pereira, informou que, nos casos suspeitos, as pessoas serão encaminhadas para tratamento. Tudo gratuitamente. “Procedimentos simples nós já faremos no dia da campanha”, disse a médica, que é a coordenadora regional da campanha.
DADOS PREOCUPANTES
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), por ano surgem quase 120 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. A principal forma de evitar a doença é se proteger do sol que, se por um lado proporciona um bronzeado “invejável”, por outro pode ter conseqüências desastrosas para a saúde.
Anna Luiza Marinho informou que, em João Pessoa, dos casos de câncer, o de pele é a maior causa de internação no Hospital Napoleão Laureano. “Geralmente, são pessoas com idade acima dos 40 anos e com a pele clara”, informou. Isso ocorre porque os efeitos do sol na pele são cumulativos. Se o jovem não se protege hoje, na idade adulta irá sofrer as conseqüências.
De acordo com Anna Luiza Marinho, fatores culturais e econômicos explicam o crescimento, a cada ano, da incidência da doença. Apenas uma faixa da população brasileira pode consumir produtos de proteção solar. Outra parcela não sabe usá-los de forma adequada e há ainda um grande grupo que não tem qualquer instrução sobre a necessidade de preservar a pele dos raios solares.
ATENÇÃO
Como se proteger
- Evitar o sol entre 10h e 16h, durante o verão;
- Use bloqueador ou protetor solar com, no mínimo, fator 15;
- Use chapéus, sombrinhas e óculos escuros ao se expor ao sol.
Dica
O protetor solar de fator 15 (FPS 15) é capaz de absorver até 94% da radiação, se a aplicação for feita de 15 a 20 minutos antes da exposição.
Grupos de maior risco
Pessoas de pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros, com antecedentes de câncer de pele na família, queimaduras solares e pintas.
SAIBA MAIS
Em 2006, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele promovido pela SBD bateu o recorde mundial e registrou o maior número de atendimentos gratuitos para exames da pele durante um só dia. Os dados coletados apontaram 41.751 pacientes examinados. Desses, 9,5% apresentaram a doença e foram encaminhados para tratamento gratuito oferecido pela SBD. Para se ter idéia da proporção tomada pela campanha o recorde atual da Academia Americana de Dermatologia, que entrou em outubro de 2006 no Guinness World Record, registra 10.359 atendimentos.