• Início
  • Notícias
  • Dermatologistas farão atendimentos gratuitos em João Pessoa e Campina

Notícias

Dermatologistas farão atendimentos gratuitos em João Pessoa e Campina

Publicada em 23/11/2007 às 13h34

No ano passado, 895 pessoas foram atendidas no dia da campanha No ano passado, 895 pessoas foram atendidas no dia da campanha

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai realizar neste sábado (24) a 9ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Em todo o Brasil, cerca de 3 mil dermatologistas farão exame na população e, se for constatado algum caso da doença, a pessoa será encaminhada para tratamento. Tudo gratuitamente. Na Paraíba, cerca de 30 dermatologistas farão atendimentos das 8 horas ao meio-dia em João Pessoa e em Campina Grande.

A vice-presidente da SBD-PB e coordenadora regional da campanha, Anna Luiza Marinho, informou que na Capital o atendimento será no Hospital Napoleão Laureano; em Campina Grande, os exames serão feitos no Hospital Universitário Alcides Carneiro. Na Paraíba, no ano passado foram atendidas 895 pessoas durante a mobilização.

Entre os tipos de câncer, o de pele é o de maior incidência no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final do ano devem surgir quase 120 mil novos casos no País. Na Paraíba, por ano, são diagnosticados cerca de 1,1 mil novos casos no Hospital Napoleão Laureano, na Capital. Entre as causas que predispõem ao início da doença, a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol aparece como principal agente.

ALERTA

Os sinais de alerta da doença são “um crescimento” na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; e mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

As pessoas com maior risco de desenvolver o câncer de pele são aquelas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Também deve ter mais cuidado quem possui antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas. A incidência é verificada, principalmente, por volta dos 40 anos de idade. Isso ocorre porque o efeito nocivo do sol sobre a pele é cumulativo. Mas, os cuidados devem começar desde cedo porque a maior parte do dano causado pelos raios ultravioleta ocorre na infância e na adolescência.

Para evitar o câncer de pele, todas as medidas de proteção devem ser adotadas ao se expor ao sol, principalmente em regiões como a nossa. Uso de chapéus, camisetas e protetores solares são indispensáveis. A exposição aos raios solares entre 10h e 16h deve ser evitada.