• Início
  • Notícias
  • Deputado federal cita projetos do UniGente durante sessão da Câmara

Notícias

Deputado federal cita projetos do UniGente durante sessão da Câmara

Publicada em 18/11/2008 às 16h12

Os projetos do Instituto UniGente, fundado em 2 de dezembro de 2005, ganham repercussão nacional, mais uma vez. Após a reunião com a embaixadora da ONU no Brasil, Kim Bolduc, realizada no Palácio do Planalto no dia 29 de outubro, os trabalhos desenvolvidos pelo instituto foram citados na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 13 deste mês, durante a palavra do deputado federal Rômulo Gouveia.

Rômulo iniciou seu discurso apontando as transformações causadas pela modernidade e as conseqüências para a sociedade. “O advento da globalização e as conseqüentes transformações socioeconômicas, num passado recente, causaram mudanças no comportamento das empresas”, comentou. A busca desenfreada pelo lucro, segundo ele, levou as empresas a pensarem mais em ações sócio-ambientais. “Daí surgiu o conceito de responsabilidade social”, apontou.

Na seqüência, o deputado elogiou a iniciativa da Unimed JP em promover ações socialmente responsáveis e pela melhoria da qualidade de vida da população carente. “A Unimed JP, numa demonstração de preocupação com a responsabilidade social, criou o UniGente. A principal preocupação é com a saúde da população, funcionários, parentes, jovens em situação de risco social, contribuindo assim com o bem estar de toda a comunidade”, enfatizou.

“A prova maior do trabalho que vem sendo realizado pelo UniGente é que ele obteve neste ano, pela segunda vez, o Selo de Responsabilidade Social, conferido pela Unimed Brasil e pela Fundação Unimed”, complementou.

Rômulo finalizou a palavra na sessão elogiando a iniciativa da Unimed JP. “Fiz questão de relatar desta Tribuna todos esses belos exemplos de responsabilidade social corporativa e aproveito para parabenizar a todos os responsáveis por essas iniciativas, o que faço através do presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão”.

Confira, abaixo, o discurso na íntegra:

“Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o advento da globalização e as conseqüentes transformações sócio-econômicas, num passado recente, causaram mudanças no comportamento das empresas. O enfoque exclusivo no lucro deu lugar a uma preocupação com o material humano e sua interação com o meio onde a empresa está inserida. Daísurgiu o conceito de Responsabilidade Social.

A responsabilidade social, incorporada aos negócios, é hoje uma exigência da sociedade por mais transparência nos negócios. Não se trata de filantropia, mas de uma nova visão e ordem empresarial que tem como características ser plural, ser distributiva, ser sustentável e ser transparente, visando, acima de tudo, uma sociedade socialmente mais justa.

Feitas estas considerações, quero registrar um dos maiores exemplos de nessa área em meu estado. Desde sua fundação, em 1971, a UNIMED JP vem se modificando para proporcionar aos clientes um atendimento qualificado, tanto pelo uso da tecnologia de alta complexidade quanto pelo tratamento humanizado dispensado por seus profissionais. Além disso, a Cooperativa cria estratégias para proporcionar um ambiente melhor, em que a solidariedade e igualdade sejam prioridades, como a criação de Instituto de Responsabilidade Social, o UNIGENTE, fundado em dezembro de 2005.

Para alcançar esses objetivos, o UNIGENTE se propõe a fazer parcerias com projetos e programas de Responsabilidade Social desenvolvidos por outras instituições que realizam algum trabalho na área, apoiar estudos e pesquisas científicas que contribuam para a melhoria das condições de saúde da população, entre outras ações.

O Instituto atua, principalmente, com ações específicas de assistência social e proteção ao cidadão junto à comunidade UNIMED JP-funcionários, cooperados e parentes- e aos jovens em situação de risco social e pessoal, contribuindo assim com o bem-estar de toda a comunidade.

O UNIGENTE obteve este ano pela segunda vez o Selo de Responsabilidade Social conferido pela UNIMED do Brasil e pela Fundação UNIMED. A certificação é conferida às cooperativas médicas que desenvolvem programas que contribuem para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável, agregando valor à marca UNIMED, em nível nacional.

O Instituto atua, principalmente, com ações específicas de assistência social e proteção ao cidadão junto à comunidade UNIMED JP - funcionários, cooperados e parentes- e aos jovens em situação de risco social e pessoal, contribuindo assim com o bem-estar de toda a comunidade.

Motivo de orgulho para todos, o UNIGENTE Instituto de Responsabilidade Social da UNIMED João Pessoa, que tem como visão ser referência nacional em Responsabilidade Social Corporativa, baseada em procedimentos éticos e valores sociais e como missão atuar como agente facilitador e transformador, através do desenvolvimento sustentável de ações que promovam a saúde, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores da UNIMED JP, de seus familiares e das comunidades inseridas em sua área de atuação.

Pois bem, para demonstrar o quanto o UNIGENTE está cumprindo fielmente os objetivos a que se propôs e em reconhecimento a todo este engajamento, o Instituto foi convidado e participou no dia 29 de outubro, no Palácio do Planalto, em Brasília, da entrega do segundo Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio -ODM Brasil e do lançamento da sua terceira edição. O convite partiu da ONU e da Presidência da República, organizadores da premiação juntamente com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Após a entrega do prêmio, o grupo foi recebido em audiência pelo vice-presidente da República José Alencar, que disse ter um apreço especial pelo Projeto Mosaico, uma das iniciativas do UNIGENTE, vez que a esposa dele, Marisa Gomes, é madrinha da iniciativa em Brasília. Durante o encontro, JoséAlencar pode conhecer os outros projetos do instituto, foi presenteado com brindes e produtos confeccionados pelas pessoas beneficiadas pelo Instituto e recebeu convite para vir à Paraíba conhecer de perto as iniciativas de responsabilidade social do UNIGENTE.

Ainda, fruto de todos os contatos mantidos, ficou acertado que o UNIGENTE integrará o Programa de Combate à Mortalidade Materna e Infantil no Brasil, que está em fase de desenvolvimento. Os outros integrantes serão a ONU, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), a ONG Nós Podemos Paraná, a Associação Brasileira de Enfermagem e a Escola de Saúde da Universidade de São Paulo.

Também foi realizado uma reunião com a embaixadora da ONU, Kim Bolduc, que agradeceu a contribuição do UNIGENTE na promoção e divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e do pacto global. Na reunião ficou acertado que o UNIGENTE vai auxiliar outras UNIMEDs do Sistema na formatação de um plano de trabalho para que elas consigam o Memorando de Entendimento da Organização das Nações Unidas (ONU), acordo que permite que uma entidade participe dos programas e ações da organização. Isso porque o UNIGENTE é o único do Sistema UNIMED que tem o memorando da ONU.

Fiz questão de relatar desta Tribuna todos esses belos exemplos de responsabilidade social corporativa e aproveito para parabenizar a todos os responsáveis por essas iniciativas, o que faço através do presidente da UNIMED João Pessoa, Aucélio Gusmão.”

Rômulo Gouveia

Deputado Federal