Em épocas de crise e instabilidade, um planejamento financeiro tornou-se imprescindível. Segundo Antônio Cláudio Lopes Rocha, que ministrou um curso sobre o assunto no último sábado (21), o comportamento diante do dinheiro é que vai determinar o equilíbrio ou desequilíbrio financeiro de uma pessoa. “E isso independe do momento e do orçamento”, comentou.
Durante a apresentação voltada para os médicos cooperados da Unimed JP, que teve como tema “Como administrar minhas finanças”, ele afirmou que a crise mundial, desencadeada em setembro de ano passado, ainda não chegou muito forte ao Brasil. “Mas é preciso planejamento, para não ser pego de surpresa, caso ela chegue aqui”, alertou. E complementou: “é preciso cautela na hora de financiar. E nem tudo o que está em promoção é realmente necessário ter”.
Segundo ele, planejar as finanças é obrigação de todos. “Infelizmente, no Brasil, não há a cultura de juntar dinheiro, entretanto, esse orçamento extra é indispensável para quem quer viver bem no futuro sem ter dor de cabeça”, alertou.
Então, como é possível juntar dinheiro e ainda manter um bom padrão de vida? “Engana-se quem pensa que é preciso viver mal para juntar dinheiro. Claro que é preciso um pequeno sacrifício, mas basta apenas eliminar o desnecessário e investir esse desperdício em uma poupança de renda fixa ou em um plano de aposentadoria privada, por exemplo”, aconselhou o especialista.
Ao final da palestra, Cláudio Rocha entregou uma planilha de receitas e despesas, para ajudar os médicos cooperados a iniciar o planejamento financeiro. “O mínimo de coisas que conseguirmos diminuir, fará grande diferença no final do ano e ainda nos possibilitará investir em alguma outra coisa sem precisar recorrer ao financiamento”, concluiu.
ABERTURA
O Curso sobre administração de finanças foi realizado no auditório do Hospital Unimed JP e foi iniciado às 8h30 pela coordenadora de Educação Cooperativista, Rozevânia Árabe. Ela apresentou o palestrante e agradeceu a presença de todos. “O assunto é muito importante para todos nós e Cláudio Rocha é especialista no assunto, pois ele possui graduação em Ciências Econômicas e pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, foi colunista do Jornal Correio da Paraíba e gerente e consultor financeiro do Banco do Brasil”.
A coordenadora informou que novos cursos serão realizados no decorrer do ano. “Estamos planejando várias discussões e, assim que tivermos a data e o local certos, divulgaremos para todos vocês”, disse.
"A palestra teve como objetivo auxiliar no gerenciamento do orçamento, equilibrando as receitas e despesas e, consequentemente, melhorando a qualidade vida", concluiu Rozevânia Árabe.
IMPRESSÕES POSITIVAS
Após alguns exercícios práticos, o curso foi finalizado às 14h. E o que os médicos cooperados acharam? “Adorei a apresentação! Cláudio abordou o assunto de uma forma sucinta e clara. Agora conseguirei refletir e passar a cultura do planejamento financeiro para os meus filhos”, elogiou a médica Lúcia Coutinho.
Para a ginecologista e obstetra, Nadege Luci, a discussão não poderia vir em melhor momento. “Nós passamos a vida inteira estudando vários assuntos no colégio e na universidade, mas ninguém nos ensina como administrar o dinheiro que vamos ganhar durante a vida profissional. Os apontamentos foram muito esclarecedores”, disse.
O curso foi promovido pela Coordenação de Educação Cooperativista.