• Início
  • Notícias
  • Curso reúne cerca de 50 anestesiologistas no Hospital Unimed JP

Notícias

Curso reúne cerca de 50 anestesiologistas no Hospital Unimed JP

Publicada em 02/06/2008 às 17h10

Anestesiologistas puderem reciclar conhecimentos durante curso sábado no Hospital Unimed JP

Cerca de 50 anestesiologistas participaram sábado (31) pela manhã, no auditório do Hospital Unimed João Pessoa, do 1º Curso de Condutas em Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). O evento foi promovido pela Secretaria de Responsabilidade e Desenvolvimento Humano da Unimed João Pessoa em parceria com a Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB).

A mesa de abertura do curso foi composta pelo presidente da Cooperativa, Aucélio Melo de Gusmão; pelo diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha; pelo secretário de Responsabilidade e Desenvolvimento Humano, André Pacelli; e pelo presidente da SAEPB, Gualter Lisboa Ramalho.

Os ministrantes do curso foram as anestesiologistas pernambucanas Cristina Roichmann e Ana Cíntia e os paraibanos José Bonifácio, Gualter Ramalho e Mamede Moura. Depois das apresentações, houve um debate com os médicos participantes para esclarecer dúvidas ou aprofundar alguns pontos.

O secretário André Pacelli destacou que o objetivo do curso foi possibilitar uma reciclagem dos médicos e discutir a criação de protocolos para uma sala de recuperação pós-anestésica, contemplando as principais adversidades que podem ocorrer por causa das anestesias.

André Pacelli, Aucélio Gusmão, Fábio Rocha e Gualter Ramalho fizeram abertura do curso
Ele destacou que as médicas Cristina Roichmann e Ana Cíntia são pioneiras no Brasil, através do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na implantação das salas de recuperação pós-anestésica. Elas, inclusive, se anteciparam ao Conselho Federal de Medicina (CFM), que normatizou a exigência das salas com a presença de um anestesiologista em 2006.

De acordo com André Pacelli, a instalação das salas pós-anestésicas com a presença de um anetesiologista traz vantagens tanto para a instituição hospitalar quanto para o paciente. Do ponto de vista do hospital, reduz custos porque diminui encaminhamentos desnecessários para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No caso dos clientes, evita que as pessoas sejam encaminhadas precocemente para os apartamentos ou enfermarias e venham a enfrentar problemas decorrentes de resíduos anestésicos.

O secretário informou que a maioria dos hospitais paraibanos já dispõe de salas de recuperação pós-anestésica, mas estes locais ainda não funcionam de forma ideal. Ele informou que a diretoria do Hospital Unimed João Pessoa formou uma comissão para elaborar um edital de seleção de anestesiologistas para a instituição. Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre o processo seletivo.