Publicada em 07/03/2006 às 17h
O Hospital Unimed JP vai sediar nos dias 10 e 11 deste mês (sexta e sábado) um Curso de Avaliação da Vitalidade Fetal. De acordo com o organizador do evento, o ginecologista e obstetra Roberto Magliano Morais, a finalidade é treinar obstetras para realizar o exame de Cardiotocografia e promover uma avaliação da vitalidade fetal. Esta segunda parte inclui os aspectos clínicos, a área cardiotocográfica, perfil biofísico fetal e Doppler.
O médico informou que o curso terá 80 vagas. Apesar de ser aberto para todos os obstetras da Paraíba, será dada preferência para o corpo clínico do Hospital Unimed JP. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria Geral do Hospital pelo telefone 2106-0236.
CARDIOTOCOGRAFIA
O curso será ministrado por Roberto Magliano, especialista na área de Cardiotocografia, e contará com a participação do médico Pedro Pires, de Pernambuco. Magliano contou que a idéia de realizar o curso surgiu porque ele é freqüentemente convidado para realizar o exame. Então, decidiu disseminar os conhecimentos.
O médico informou que a Cardiotocografia, um dos métodos utilizados para avaliar a vitalidade fetal, é um exame não invasivo e, por isso, não traz riscos nem para a mãe e nem para o bebê. "Se o resultado do exame for bom, significa que o bebê está bem. Se apresentar alteração, avançamos com outros tipos de exames mais específicos", informou Magliano.
TEORIA E PRÁTICA
O curso contará com uma parte prática e outra teórica. A abertura será às 8h de sexta-feira com uma aula teórica sobre Cardiotocografia, que se estenderá até as 10h. Às 14h, terá início uma aula prática, que se estenderá até as 16h.
A programação terá continuidade às 20h com uma conferência sobre avaliação de vitalidade fetal, ministrada pelo médico Pedro Pires. Ele é chefe dos setores de Vitalidade Fetal dos hospitais Real Português e da Encruzilhada, localizados em Recife, Pernambuco.
No sábado, o curso terá início às 8h e se estenderá até as 10h30, com a realização de aulas teóricas e práticas.