Hoje em dia muito se fala sobre como realizar exercícios físicos e não sofrer com dores musculares após a prática, principalmente nesta época do ano, onde as temperaturas são menores. As pessoas que praticam regularmente, e as que estão começando agora, precisam se preocupar com a escolha do exercício físico que irá executar e tomar seus devidos cuidados antes e após a atividade.
O erro mais comum na prática esportiva é a impaciência de algumas pessoas, que não se preocupam em fazer um aquecimento e o alongamento antes e no término da prática ocasionando grande parte das lesões e dores.
Principalmente agora que estamos nos aproximando do inverno, devemos ter uma atenção maior com relação ao aquecimento. Neste período, com a queda da temperatura ambiente, o nosso corpo se torna mais suscetível ao risco de lesões musculares. Contudo, aos que praticam exercícios de longa duração, a prática nesta época pode se tornar um pouco mais confortável do que nos dias de calor intenso, favorecendo a troca temperatura com o ambiente, o que contribuí com o equilíbrio térmico central do individuo.
Outra preocupação é quanto à intensidade dos exercícios, ou seja, em qualquer prática de exercícios físicos deve se respeitar seus limites. Seu corpo precisa de tempo para criar as adaptações necessárias e melhora de condicionamento, isto significa que as melhoras são progressivas. Dica: A dor é um bom indício para identificar o limite de intensidade correta e estímulo a ser empregado. Fique atento a este sinal!
Os benefícios da prática física são inúmeros, e com estes cuidados você poderá se beneficiar de todos eles, melhorando seu estilo de vida e deixando seu corpo mais ativo e preparado para suas atividades diárias.
Portanto, procure alguma atividade física que lhe dê prazer, faça-o com consciência e seja feliz!
DICAS
Confira abaixo como preparar o corpo para a atividade física:
- Aquecimento: Deve durar de 5 a 20 minutos, utilizando 50% da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo são:
- Aumento da temperatura corporal;
- Aumento dos níveis de oxigenação dos sistemas;
- Melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.
- Alongamento: Deve ser realizado antes e após os treinos. É a forma de trabalho que visa:
- A manutenção dos níveis de flexibilidade que já acontecem em nossos movimentos diários (de amplitude normal) preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos musculoesqueléticos, tendões e articulações.
Obs.: Ao executar os movimentos, fique atento à postura correta, mantendo a respiração lenta e profunda. Assim os resultados serão melhores.
Com informações da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo