• Início
  • Notícias
  • Cuidados para evitar contágio da dengue devem ser redobrados no verão

Notícias

Cuidados para evitar contágio da dengue devem ser redobrados no verão

Publicada em 15/01/2010 às 07h

O verão pode até ser a estação mais esperada por todos, mas a sua chegada sempre é responsável pela ameaça da volta de uma antiga inimiga dos brasileiros: a dengue. Com as águas, o mosquito da dengue encontra habitat ideal para se proliferar. Daí, a precaução ser o melhor remédio para evitar o contágio.

Ainda não existe vacina contra a doença. Portanto, a melhor forma de prevenção é combater os focos de acúmulo de água, que são os criadouros do mosquito transmissor. Não se deve acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras e outros.

A dengue é transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois.

Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações da doença são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque da dengue podendo levar o paciente à morte. Os casos de dengue hemorrágica ocorrem mais frequentemente durante o segundo contágio da doença por uma mesma pessoa com exposição a diferentes sorotipos da doença.

DICAS IMPORTANTES

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue;

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos;

- Limpe calhas e lajes das casas;

- Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana;

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado;

- Fure latas e pneus;

- Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.