Elevação da auto-estima, prazer e até relaxamento. Estes são alguns dos benefícios que uma simples ida ao salão de beleza proporciona às mulheres. Mas, é preciso ter cuidado para evitar que este momento seja o início de uma série de problemas, principalmente com a saúde.
Os instrumentos utilizados pelas manicures são os que requerem maior cuidado de higiene. Eles podem facilitar a transmissão de micoses, alergias e doenças mais graves como hepatite C e Aids.
O risco de contrair uma infecção por fungos, bactérias e vírus é alto quando os procedimentos de higiene não são realizados corretamente. Alicates, lixas, palitos, esmaltes... todos estão suscetíveis à contaminação. Basta uma pessoa estar contaminada para transmitir para outras que utilizarem o mesmo instrumento.
Para driblar esses riscos, o ideal é ter à mão um kit particular com todos os instrumentos que serão utilizados no salão, inclusive esmalte. Caso contrário, antes de escolher o salão em que vai fazer as unhas, procure ficar atenta à higiene do local.
HIGIENIZAÇÃO
Veja abaixo alguns procedimentos corretos – e básicos - de higienização dos materiais:
- Lixas de unha e pé e os palitos devem ser descartáveis;
- A bacia utilizada para colocar os pés de molho precisa ser coberta com um plástico, que deve ser trocado a cada cliente;
- Os materiais cortantes como alicates, espátulas e tesouras devem ser esterilizados em estufas ou autoclave. Antes, necessitam ser lavados com água e deixados de molho por 30 minutos numa solução bactericida. O próximo passo é envolver o material com um papel resistente e colocar na autoclave ou estufa numa temperatura de 121º e 132º C por mais 30 minutos.
(Com informações da Agência Unimed de Notícias)