Os cuidados com a saúde devem ser redobrados este ano em relação ao calor, principalmente no verão. Informações divulgadas pelo Serviço Nacional do Clima do Reino Unido indicam que a temperatura média global pode ser 0,48 ºC maior em 2012.
O aumento, caso venha a ser confirmado, colocará o ano na lista dos dez mais quentes desde 1850 e que ultrapassaram a temperatura média global de 14ºC (medida de 1961 a 1990). A previsão foi elaborada a partir de dados provisórios fornecidos em dezembro pela Universidade de East Anglia e pelo próprio serviço de meteorologia do Reino Unido.
Em 2011, houve aumento de 0,36 ºC na temperatura, colocando o ano como o 11º mais quente da história. "Em 2012, deve ser 0,48 ºC mais quente que a média de longo prazo (1961-1990), com uma margem de erro que vai de 0,34 ºC a 0,64 ºC", informou o comunicado do serviço de metereologia.
Ainda segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, a previsão da temperatura global da Terra ficou próxima ao número divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que apontou elevação de 0,41 graus acima da média. A OMM lista 2010 como o ano mais quente já registrado e o período de 1998 a 2011 como os 12 anos com maior temperatura.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
Os cuidados com o calor e com os raios ultravioletas, presentes na luz do sol, devem ser ainda maiores em países de climas tropicais, como o Brasil. A partir de domingo (15), a Coluna Unimed Saúde, que é publicada semanalmente pela Unimed João Pessoas nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba, publicará artigos de médicos cooperados com orientações sobre que cuidados tomar na época mais quente do ano.
Entre os especialistas, estão otorrinolaringologista, dermatologista e oftalmologista. Além de publicados na coluna impressa, os artigos ficam na versão on-line, disponibilizada aqui no Portal Unimed JP, e na seção Consultório Médico. Não deixe de ler e garanta mais saúde e qualidade de vida para você e sua família neste verão.
Com informações de apoio do G1