• Início
  • Notícias
  • Cuidados com alimentos devem ser redobrados no período do verão

Notícias

Cuidados com alimentos devem ser redobrados no período do verão

Publicada em 10/01/2013 às 07h

Calor faz com que alimentos durem menos, por isso são necessários alguns cuidados Calor faz com que alimentos durem menos, por isso são necessários alguns cuidados

Basta bater a fome na praia para a vontade de comer as guloseimas que circulam na areia aumentar. A variedade é imensa: sanduíche natural, salada de frutas, queijo coalho, churros, camarão à milanesa, empanados, sucos, espetinho de carne, entre outros. Tudo parece muito delicioso, mas alguns cuidados devem ser tomados para que as férias de verão não se tornem um problema à saúde.

Os maiores riscos estão nos produtos feitos com alimentos perecíveis como maionese, camarão e carnes. Geralmente, a conservação é inadequada, tornando o ambiente suscetível à contaminação. No calor, essa contaminação se potencializa rapidamente aumentando os riscos de doenças relacionadas à má manipulação de alimentos ou à falta de higiene.

Em alguns alimentos contaminados é possível perceber diferença na cor, no sabor e no odor. Já outros, infectados com microorganismos como salmonela e staphilococos, não dá para observar essas alterações. É nesses casos que a atenção deve ser redobrada, pois essas bactérias podem causar doenças capazes de levar à morte.

O consumo de alimentos contaminados por causa do processo de fabricação, elaboração ou conservação inadequada pode causar uma infecção intestinal. Os sintomas variam de leve a grave. Pode ocorrer diarréia, enjoos, vômitos e dor de cabeça. Beber bastante água e isotônicos pode ajudar a hidratar o corpo.

DICAS

Confira alguns cuidado para evitar a contaminação dos alimentos:

1. Lavar bem as mãos antes de se alimentar ou preparar os alimentos;

2. Evitar consumir alimentos à base de carne crua ou mal passada, nem mesmo os industrializados;

3. Redobrar a atenção com o preparo e cozimento da carne de frango e galinha;

4. Ter cuidado com os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese feita em casa, por exemplo, incluem a adição de ovos crus como ingrediente;

5. Beber só leite pasteurizado ou fervido;

6. Lavar bem verduras, legumes e frutas. Deixe-os mergulhados em água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária (p/ cada litro de água)

7. Lave bem os utensílios de cozinha, especialmente quando usados na preparação de carnes cruas;

8. Mantenha os ovos sob refrigeração.

Com informações do portais G1 e Unimed do Brasil