Imagine um dia frio e nublado. Agora pense em você deitado, coberto por um edredon, com uma xícara de chocolate quente em mãos e uma bacia com pipoca. O melhor de tudo? Colocar a culpa na estação mais gelada do ano. O inverno é mesmo propício para essas vontades, mas cabe a cada um de nós saber suas verdadeiras necessidades e cuidar da saúde o ano inteiro.
Confira algumas recomendações para manter a saúde em dia e aproveitar o inverno com disposição e bem-estar:
Alimentação: nesta estação, é comum um aumento da quantidade de alimentos ingeridos, visto que quando comemos, o corpo produz calor, nos mantendo mais aquecidos. A consequência disso é o ganho de quilinhos indesejáveis. O desafio, portanto, é controlar a quantidade de comida que será ingerida, já que no Brasil o inverno não é tão intenso que demande mudanças na alimentação. Caso você queira aproveitar as delícias típicas desta época, lembre-se de balancear com mais exercícios físicos.
Atividades físicas: o ganho de quilos durante o inverno também pode ter relação com a redução da prática de atividades físicas nesse período. Devido a roupas grossas e longas que o frio exige, a menor exposição do corpo nessa estação desmotiva muitas pessoas a cuidar do corpo. Mas até as características do clima, como o frio e vento, acabam muitas vezes levando a culpa por indivíduos preferirem o sofá a se agasalharem e irem caminhar. Esforce-se para incorporar exercícios também durante os meses de frio e redobre o aquecimento nesse período.
Pele: a baixa temperatura e o vento prejudicam a camada externa cutânea, na qual se encontram cerca de 10 a 30% da água que ingerimos. Por isso, é necessário aumentar a hidratação da pele durante o inverno, com maior ingestão de água e utilização de cremes adequados para cada tipo de pele.
Problemas de saúde: é no inverno que ocorre uma maior incidência da proliferação de doenças respiratórias, como resfriado, sinusite e rinite. O conjunto frio, baixa umidade do ar e poluentes concentrados é o facilitador para essas enfermidades se instalarem no organismo.
Confira alguns cuidados que podem ajudar a evitar esses problemas de saúde:
• Mantenha roupas de cama limpas e a casa arejada;
• Evite ficar por muito tempo em lugares fechados e pouco ventilados;
• Pratique exercícios físicos mesmo no inverno. Além de ajudar a manter o peso, também melhora a saúde em geral;
• Lave as mãos constantemente.
(Com informação da Agência de Notícias da Unimed Brasil)