Neste período de mudança de temperatura são necessários alguns cuidados para evitar problemas de saúde. O outono literalmente apresenta variações significativas nas condições do tempo, com quedas gradativas de temperatura, com tendência de períodos de chuva, ondas de vento, de frio e de calor.
Para os alérgicos que sofrem de rinite, sinusite ou bronquite, o período é propício para fortes crises. Como alergia não tem cura, o ideal é investir em prevenção, evitando os agentes que despertam a doença, como o acúmulo de pó, e, consequentemente, o uso de medicamentos como antialérgicos e anti-inflamatórios.
É muito importante ter o cuidado de carregar consigo um agasalho ou deixar algum de prontidão nos lugares que habitualmente você frequenta (no trabalho, por exemplo) para não ser pego de surpresa, pois no outono, o sol pode aparecer, mas o frio pode surgir facilmente.
Outro cuidado seria lavar as roupas guardadas, mesmo que tenham sido lavadas após o término do inverno passado, pois a lavagem removerá a poeira e ácaros que se acumulam naturalmente nos tecidos.
Devemos cuidar também da nossa hidratação corporal, ingerindo bastante água "pura" durante o dia, pois este cuidado pode fazer toda a diferença, visto que pessoas pouco agasalhadas ficam expostas ao frio, e pessoas muito agasalhadas ficam suscetíveis à desidratação. Idosos e crianças são os principais atingidos pelas mudanças bruscas de temperaturas por isso é preciso estar mais atento a eles.
DICAS
Confira alguns cuidados neste período do ano:
- Tomar bastante água durante o dia;
- Procurar consumir alimentos fontes de vitaminas e minerais, como frutas e verduras, pois são fontes de antioxidantes, e estes ajudam a elevar a imunidade corporal (ex: tomate, cenoura, suco de uva integral, oleaginosas, frutas cítricas, cúrcuma, chá verde, cacau, entre outros);
- Realizar em torno 5-6 refeições dias;
- Utilizar temperos naturais nas preparações: alho, cebola, louro, manjerona, orégano e pimenta.
- Use roupas condizentes com a temperatura.