De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as alergias atingem em média 30% da população mundial. Poluição, mudanças climáticas, ar condicionado, poeira são alguns fatores que contribuem para o aparecimento do problema.
Segundo os especialistas, para prevenir o aparecimento das alergias respiratórias, o cuidado com o ambiente deve ser constante. Medidas simples, como usar ou conservar bem carpetes, cortinas e ar condicionado e evitar presença de plantas e animais domésticos dentro de casa ajudam a prevenir as alergias.
Os sintomas mais frequentes das alergias respiratórias são espirros, coriza, sensação de nariz entupido ou de "cabeça pesada", coceira nos olhos, no nariz, no céu da boca e na garganta. Já nas crises de asma brônquica, os paciente têm "chiado no peito", tosse persistente, dificuldade respiratória, falta de ar, sensação de "aperto" no peito. Os sintomas são agravados no período noturno, ou quando há exposição aos agentes irritantes, como mofo, poeira e sujeira doméstica.
DICAS PARA PREVENÇÃO
Além do cuidado com o ambiente, outras atitudes podem contribuir para a prevenção das doenças respiratória. Confira as dicas abaixo:
- Beber bastante líquido (mas evitar bebidas alcóolicas)
-Não deixar de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória)
- Comer alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola
- Manter limpas as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons
- Evitar lugares fechados e pouco arejados
- Evitar fumar e conviver com fumantes
- Secar roupas no sol
- Lavar as mãos com frequência
- A vacinação anual é importante, não causa gripe e evita complicações mais sérias
- Para bebês, a amamentação é indispensável, pois garante a proteção da criança