A verificação da pressão arterial está sendo recomendada cada vez mais cedo. Atualmente, os especialistas orientam que o procedimento comece já a partir dos três anos de idade e que os pais cuidem melhor da alimentação das crianças, evitando sal e gordura, além de incentivar a prática de atividades físicas. Hoje (26) é o “Dia D” da Campanha Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial e, este ano, a mobilização tem como público-alvo crianças e adolescentes.
A hipertensão tem como principais causas alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade e é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) revela que o mal atinge 3,5 milhões (5%) dos 70 milhões de crianças e jovens no País. Em João Pessoa, até março deste ano, foram registrados 38.899 casos de pessoas com hipertensão no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Diabéticos e Hipertensos (Sisperdia).
MEDICINA PREVENTIVA
A Secretaria de Promoção da Saúde da Unimed JP desenvolve um trabalho permanente de prevenção ao diabetes e à obesidade através dos encontros sobre saúde e programas como o grupo de educação terapêutica em diabetes UniDia. Nestes eventos, os participantes são orientados a verificar a pressão arterial. Em outros eventos da cooperativa ou de parceiros, a Secretaria disponibiliza uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem para fazer a verificação da pressão.
No município de João Pessoa, o serviço de referência para o acompanhamento de crianças e adolescentes com quadros de hipertensão é o Hospital Universitário (HU). Nesta quinta-feira (26), a prefeitura da Capital vai realizar diversas mobilizações nas escolas da rede municipal alertando para os riscos da doença entre os jovens.