Hoje, 16 de abril é o Dia Mundial da Voz, a data é usada por especialistas para alertar sobre os cuidados que todos devem ter com a voz, especialmente quem a usa como instrumento de trabalho. Cuidados básicos podem preservar a saúde vocal, prevenir alterações e doenças. É importante que todos estejam atentos às atitudes que podem prejudicar ou melhorar a voz.
Seja a voz de um famoso cantor ou as primeiras palavras de um bebê, o som que escutamos vindo de outra pessoa segue o mesmo caminho: a voz é produzida na laringe pela vibração do ar expulso dos pulmões pelo diafragma, que passa pelas cordas vocais e sofre modificações na boca, lábios e língua. É um recurso de comunicação muito eficiente e através dela expressamos as ideias, sentimentos, emoções, estado afetivo e até a personalidade.
Confira algumas dicas:
O QUE SE DEVE EVITAR
-Cigarros e drogas irritam as cordas vocais, o que pode provocar rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta.
-Tosse e pigarro constantes causam alto impacto entre as cordas vocais, podendo machucá-las. Por isso, em casos persistentes, um especialista deve ser procurado.
-Chupar balas, pastilhas e sprays enquanto se fala, força a garganta, pois dá falsa sensação de alívio.
-Receitas caseiras, não devem ser usadas, pois podem piorar o quadro.
-Comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão pode provocar o refluxo de ácido do estômago para a garganta, causando irritação.
-Beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas e praticar automedicação para melhorar a dor de garganta.
-Comer chocolate ou leite em demasia deixa a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear. O pigarro pode machucar as cordas vocais.
-Choques térmicos.
-Roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração na produção da voz.
ATITUDES POSITIVAS
• Repouso - Descanse e durma bem, a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo.
• Hidratação - Beba muito líquido, principalmente água, isso é fundamental.
• Tom da fala - Mantenha a voz sempre no seu tom natural, não se deve fazer esforço ao falar.
• Postura - Manter sempre uma boa postura corporal ajuda muito.
• Alergia e gripe - Poupe a voz durante crises alérgicas e estados gripais.
• Ajuda profissional - Procure em casos de tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz.