Eles não tão "bonzinhos" quanto parecem ser, e é provável que algum deles seja item integrante das suas refeições. Abaixo você confere cinco alimentos vistos como saudáveis, mas que podem esconder excesso de gordura, sal, açúcar e sódio. Uma orientação pode ser aplicada aos alimentos em geral: tenha em mente que os produtos industrializados não possuem a mesma composição que os naturais.
ATENÇÃO
Veja cinco alimentos vistos como saudáveis, mas que podem esconder excesso de gordura
1 - Barrinhas de cereais
Repletas de fibras, compostas por nutrientes que auxiliam no funcionamento do intestino e dão energia. Esses três itens estão entre os principais motivos pelos quais as pessoas optam pelas barrinhas de cereais. Porém, embora as embalagens também façam menção a eles, muitas das barrinhas que você encontra nas prateleiras dos supermercados possuem grande quantidade de açúcar e sódio.
2 - Sucos em caixinha
Independente de serem compostos por soja, alguns dos sucos em caixinha pode conter a mesma quantidade de açúcar quanto os refrigerantes, além de possuir alta concentração de sódio, corantes e aromas.
3 - Frozen iogurte
Devido ao cálcio e ao baixo teor de gordura, os frozen seriam bastante saudáveis se na sua composição houvesse apenas iogurte de verdade, sem demais adicionais. Para se ter ideia, em 2011, a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) analisou o frozen de oito lojas, e apenas uma delas utilizava integralmente iogurte, as demais incrementavam com sorvete comum ou sorvete à base de iogurte, ambos ricos em gordura trans e saturada.
4 - Cereais matinais
Os cereais matinais, principalmente os voltados às crianças, possuem grande concentração de açúcar. É só prestar atenção no quanto há de açúcar acumulado no final do pacote. Embora os cereais sejam fontes de energia, eles podem ser substituídos por alimentos como mingau e pão integral.
5 - Peito de peru
O argumento de que o peito de peru é uma alternativa mais saudável que o presunto não procede. Afinal, ambos possuem praticamente a mesma quantidade de gordura e sódio, assim como de nitritos e nitratos, substâncias que ajudam a conservar o produto.
DICAS
Confira dicas para cada um desses cinco alimentos:
- Barra de cereal: Fique de olho nos valores nutricionais que estão no rótulo e compare-os. O primeiro da lista é o que está em maior quantidade, portanto opte por marcas em que as fibras estejam no topo.
-Suco em caixinha: Prefira os sucos concentrados integrais. Eles não possuem açúcar e precisam ser dissolvidos em água.
-Frozen de iogurte: Observe o rótulo do produto, principalmente o item relacionado à gordura, quanto mais próxima a 0%.
-Cereal matinal: Caso queira manter o cereal como integrante de sua refeição, fique atento à embalagem e opte pelos cereais sem açúcar. Para adocicar, misture frutas como morango ou banana.
-Peito de peru: Consuma no máximo uma vez por semana, sem esquecer de optar pela versão que não possui capa de gordura. Outra excelente opção é substituir o peito de peru por sardinha ou atum.
Com informações da Unimed do Brasil