• Início
  • Notícias
  • CRM, CFM e APMED: representantes de entidades médicas comentam parceria da Unimed JP com o Estado

Notícias

CRM, CFM e APMED: representantes de entidades médicas comentam parceria da Unimed JP com o Estado

Publicada em 23/09/2022 às 07h

Representantes de entidades médicas e cooperados da Unimed JP acompanham aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Paraíba Representantes de entidades médicas e cooperados da Unimed JP acompanham aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Paraíba

A parceria da Unimed João Pessoa com o governo do Estado, aprovada por unanimidade terça-feira (20) na Assembleia Legislativa da Paraíba, foi recebida com entusiasmo por representantes de entidades médicas na Paraíba. O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Modesto Filho; o presidente da Academia Paraibana de Medicina (APMED), João Medeiros; e o membro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Adriano Sérgio, destacaram iniciativa.

O projeto consiste em uma permuta de áreas, que trará benefícios para toda a sociedade nas áreas de educação e saúde, com a construção de uma escola modelo e a expansão dos serviços do plano de saúde. A iniciativa também terá impactos positivos na economia, com geração de emprego e renda, e na mobilidade urbana, com melhoria do trânsito local.

O presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, declarou que a parceria é um momento histórico para a Unimed João Pessoa. “Estamos andando em busca de uma melhoria para a saúde da população, particularmente para os clientes da Unimed João Pessoa”, destacou o médico, que também é cooperado e presidente do Instituto Unimed JP, que responde pelas ações de responsabilidade socioambiental do plano de saúde.

Para o presidente da APMED, João Medeiros, a parceria é um momento importante para a saúde e a educação da Paraíba. Como pediatra, ele considera o projeto fundamental para a otimização do atendimento médico à população infantil da Unimed JP. “Por outro lado, vamos beneficiar também o ensino, porque as crianças que têm aulas naquela escola vão dispor de uma instituição de altíssimo nível, muito bem aparelhada”. O médico destacou, ainda, a importância do projeto com a relevância atestada pela aprovação por unanimidade dos deputados presentes à sessão de terça-feira. 

O conselheiro do CFM, Adriano Sérgio, ressaltou que a união traz benefícios para toda a sociedade com a construção de uma escola totalmente equipada com estrutura de ponta. “Ganham também os usuários da Unimed JP, que vão ter a ampliação do seu hospital, garantindo leitos, melhoria na qualidade da assistência e a ampliação dos serviços. Tudo isso graças a uma medida que integra os setores público e privado para benefício de toda a população”, declarou o médico que, além de conselheiro do CFM, é cooperado da Unimed JP.

ESCOLA MODELO

A permuta envolve a área onde atualmente funciona a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula, na Torre, e um terreno da Unimed João Pessoa, onde o plano de saúde construirá o novo colégio. O terreno fica na Avenida Carneiro da Cunha, a 200 metros do endereço da Raul Córdula. Isso significa que a rotina dos estudantes não será alterada. Além disso, os alunos só serão transferidos quando a nova escola estiver pronta.

De acordo com a proposta aprovada, a escola será a mais moderna da Paraíba. O projeto arquitetônico foi criado a partir de um programa elaborado por uma equipe mista de técnicos das secretarias do Estado e da Unimed JP. A estruturação do empreendimento ficará sob a responsabilidade da Unimed JP, mas a execução das atividades socioeducativas permanecerá com o Estado. A escola também contará com o apoio do Instituto Unimed JP para execução de projetos de responsabilidade socioambiental, com enfoque nas áreas de saúde, educação e cidadania.

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, agradeceu aos deputados pela aprovação. “A votação por unanimidade expressa o respeito que a Assembleia Legislativa tem pela Unimed João Pessoa, particularmente pelo trabalho prestado por nossa instituição durante o enfrentamento à covid-19”, disse. Ele destacou que a aprovação engrandece todos os médicos que contribuíram para o resultado expressivo e respeitado no Brasil durante a pandemia.