Uma pesquisa da associação internacional para prevenção e tratamento do estresse (ISMA) mostrou que 63% das crianças, entre 7 e 12 anos de idade, apontam a desaprovação familiar como maior causa de estresse. Excesso de tarefas é apontado por 56% das crianças; bullying aparece em terceiro, com 41%.
A surpresa da pesquisa é que a prática de violência, humilhação e intimidação física ou psicológica entre crianças incomodam menos do que as críticas e desaprovações dos próprios pais.
Um dos motivos apontados pela especialista é o ambiente de brigas na família, que torna as crianças pouco comunicativas. Com o tempo, além da falta de expressão, chegam as dores de cabeça, de barriga e pouco ânimo para sair.
SINTOMAS
Ainda muito longe do vestibular ou de iniciar a carreira profissional, cada vez mais crianças têm de lidar com o estresse, há pouco tempo considerado “doença de adulto”.
Para lidar com estresse infantil, os especialistas garantem que o mais importante é saber escutar os filhos. Os pais não devem ter medo de educar os filhos, cedendo às táticas de crianças muito mimadas para obter o que querem.
O outro extremo também não é o mais indicado. O pai não deve ser irredutível quanto ao que o filho deve ou não fazer, a escolha precisa ser da criança.
Informações do portal G1.