• Início
  • Notícias
  • Crianças viram príncipes e princesas no Hospital Unimed; veja como

Notícias

Crianças viram príncipes e princesas no Hospital Unimed; veja como

Publicada em 27/06/2014 às 15h

A pequena Rejane ganhou coroa de paciente exemplar: princesa bem comportada A pequena Rejane ganhou coroa de paciente exemplar: princesa bem comportada

Uma ação de humanização do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley ajuda as crianças que precisam tomar medicação e fazer uso do soro durante a internação. Quem toma toda a medicação ganha uma Coroa de Paciente Exemplar para ser a princesa ou o príncipe do hospital. A medida tem tornado menos traumático o momento da medicação, quando - geralmente - as crianças ficam agitadas.

Rejane Rodrigues Alencar, de apenas três anos, quando soube que poderia ganhar a Coroa de Paciente Exemplar se comportou mais do que o de costume para receber a medicação. "Não sou uma rainha, sou uma princesa", disse a pequena paciente com a coroa cor de rosa na cabeça. Esperta, quando perguntada se tinha ganhado a coroa porque se comportou, balançou a cabeça fazendo o sinal de positivo e olhou para o soro aplicado na mão.

A mãe de Rejane, Rossana de Andrade Alencar Rodrigues, disse que achou o projeto muito interessante. "É um incentivo na hora de tomar a medicação, além disso, também distrai no ambiente hospitalar. Foi uma alegria para ela ganhar a coroa", comentou.

A enfermeira da Pediatria, Caroline Campos, disse que as crianças têm muita resistência para que seja feita a conduta teparêutica (medicação, soro...). "Elas não entendem direito e sentem medo quando veem a seringa, as agulhas. Quase sempre é preciso furá-las, pegar veia... Começamos a sentir que tínhamos que estimular a criança para ajudar a enfermagem no processo do cuidado", disse.

Da necessidade que surgiu com o trabalho de cuidado diário, foi planejada a ação Paciente Exemplar, quando a criança ganha uma coroa, rosa ou azul, caso se comporte na hora de receber a medicação. "A gente explica que se eles se comportarem bem, receberão as coroas de presente. Isso está dando muito certo, é uma ação bastante positiva, pois sentimos que eles estão colaborando muito mais", disse.