Publicada em 20/08/2006 às 10h13
As crianças que forem vacinadas contra a poliomielite no Posto do Hospital Unimed JP, no próximo dia 26, "Dia D" da campanha nacional contra poliomielite, ganharão pirulitos e balões. A iniciativa tem a finalidade de tornar a vacinação mais atrativa.
Esta será a segunda etapa de 2006 da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Na primeira, em junho passado, as crianças vacinadas no Hospital ganharam uma bola com a logomarca da Cooperativa.
O posto do Hospital Unimed JP ficará aberto para clientes e não clientes, das 8h às 17h, gratuitamente. A única exigência é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação das crianças ao se dirigirem ao local. A ação faz parte das atividades de promoção da saúde desenvolvidas pela Cooperativa.
A DOENÇA
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode provocar seqüelas permanentes ou levar à morte. A orientação é que sejam vacinadas mesmo as crianças que apresentem tosse, gripe, coriza, diarréias leves, paralisia cerebral, síndrome de Dawn, rinites, asmas, desnutrição e doenças crônicas do coração.
A campanha é realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde através das secretarias estaduais e municipais da saúde e instituições parceiras. Na Unimed JP, a vacinação é coordenada pela Secretaria de Promoção da Saúde.
PROCURA AUMENTA
Na primeira etapa da campanha deste ano, a Secretaria de Promoção da Saúde comemorou um aumento de quase três vezes no número de crianças vacinadas contra poliomielite no posto do Hospital. Enquanto no ano passado a equipe imunizou 77 pessoas, este ano o número subiu para 214.