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Crianças sem suporte emocional podem se tornar adultos problemáticos

Publicada em 22/09/2010 às 07h

Socorro Lira acredita que ambiente social ajuda no desenvolvimento infantil Socorro Lira acredita que ambiente social ajuda no desenvolvimento infantil

Pode ser uma criança com 2 anos de idade, que mal sabe formular frases, ou um adolescente beirando à maioridade penal. Não faz diferença: para os pais, os filhos serão sempre pequenos. Para a psicóloga Socorro Lira, esse sentimento, embora sadio, não deve ser alimentado por muito tempo.

“Quando os pais ou responsáveis não incentivam o desenvolvimento de suas crianças, elas correm o risco de se tornarem adultos problemáticos e imaturos. A criança deve ser tratada com carinho, mas sempre respeitando suas fases”, explica Socorro Lira. 

Segundo a psicóloga, o ideal é que os responsáveis curtam cada fase e entendam as transformações que seus filhos estão passando. “Cada fase é responsável por um "conflito sócio-emocional" do indivíduo, exigindo uma superação dessa crise para que se chegue ao estágio seguinte. Se não houver o apoio dos pais, a criança ou o adolescente pode traçar um caminho conturbado para solucionar “seus problemas”, enfatiza.

Para psicóloga Livânia Guimarães, a escola também tem um papel importante na formação do indivíduo, e os pais devem cobrar isso das instituições que seus filhos estão matriculados. “A formação de indivíduos críticos e atuantes, exige das escolas um novo modo de envolvimento do educando na produção do seu próprio conhecimento”, atesta. 

Livânia Guimarães defende ainda que é necessária uma interação social para a criança possa ter uma cognição desenvolvida. “É função do professor lembrar e fazer associações da linguagem e o conhecimento científico com a linguagem e o conhecimento do educando, para que assim se possa ter uma aprendizagem adequada e eficiente, ao mesmo tempo que integra o aluno no seu contexto, com novos conhecimentos adquiridos”, complementa a psicóloga.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Os questionamentos foram discutidos pelas psicólogas durante um encontro sobre saúde e educação, realizado no Instituto João XXIII, no último dia 11. Na ocasião, elas ministraram a palestra “Desenvolvimento emocional da criança e do adolescente”.

O encontro, que teve como tema “Educação e Saúde – um olhar sobre a família João XXIII”, reuniu pais, professores, diretores e funcionários do Instituto João XXIII com a finalidade de orientá-los no acompanhamento do desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes.

O evento foi organizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP e faz parte das iniciativas voltadas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos parceiros da Cooperativa e da comunidade em geral.

 

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