• Início
  • Notícias
  • Crianças que nascerem no Hospital Unimed JP vão ganhar uma árvore

Notícias

Crianças que nascerem no Hospital Unimed JP vão ganhar uma árvore

Publicada em 05/06/2008 às 11h53

Aucélio Melo de Gusmão e Fábio Rocha conduziram solenidade de lançamento
O Instituto UniGente deu início hoje (5) pela manhã, Dia Mundial do Meio Ambiente, a mais uma iniciativa que vai contribuir para melhorar o equilíbrio ambiental: o projeto Plante uma Vida, que entregará uma árvore para cada criança que nascer no Hospital Unimed JP e, em breve, em qualquer maternidade da Capital. O instituto também apresentou a sacola reutilizável que será distribuída entre os seus parceiros como forma de estimular o fim da utilização das sacolas de plástico.

O lançamento do projeto Plante uma Vida e a apresentação da sacola ocorreram às 9 horas de hoje, no auditório do Hospital Unimed JP. A solenidade reuniu diretores da Unimed JP e do UniGente, convidados, médicos cooperados e funcionários da Cooperativa.

Mudas foram doadas pela Emepa e sacolas pelo Laboratório Maurílio de Almeida: parceria

O evento foi conduzido pelo presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, e pelo diretor do Hospital Unimed JP e dirtetor-secretário do instituto, Fábio Rocha. O vereador Luciano Cartaxo (PT) representou o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, mas teve que se ausentar antes do fim do evento para participar de uma sessão na Câmara Municipal também sobre o Dia do Meio Ambiente. O secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Antônio Augusto de Almeida, foi representado pelo chefe de gabinete José Eduardo de Melo Cunha.

A solenidade teve início com a exibição de um vídeo que mostrou os efeitos nocivos da ação do homem no meio ambiente e apontou formas de contribuir para reverter a situação. Em seguida, em uma breve apresentação da finalidade do evento, a supervisora de responsabilidade social do UniGente, Núbia Gonçalves, destacou que a intenção é provocar reflexões.

TRANSFORMAÇÃO

 

Solenidade contou com médicos cooperados, funcionários da Unimed JP e convidados

O projeto Plante uma Vida foi lançado pelo diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha. Ele destacou que idéias materializadas em ações vão ajudar a transformar vidas e contribuir para o bem-estar social. “A escolha é nossa: formar aliança global em defesa do meio ambiente ou continuar a destruir a vida”, afirmou.

O presidente Aucélio Gusmão lembrou que hoje o mundo se volta para o planeta que habitamos porque o uso inadequado dos recursos naturais, por muito tempo, trouxe sérios problemas para os dias atuais. “O ideal era que uma solenidade como esta fosse de júbilo e não para o chamamento para enfrentar a realidade que se apresenta bastante castigante para os habitantes do nosso planeta”, declarou.

Aucélio Gusmão destacou que o homem pensou em desenvolvimento, mas não na preservação do meio em que vivemos. Daí vieram conseqüências preocupantes. “Temos que nos dar os braços para tentar resolver ou atenuar alguns problemas, pois muitos são irreversíveis”, disse. “Temos consciência que não iremos resolver o problema maior, mas contribuiremos para melhorar o todo”, declarou.

PARCEIROS

Funcionários da Unimed JP ganharam sacolas reutilizáveis: exemplo para a sociedade
As mudas que serão distribuídas inicialmente no Hospital Unimed JP foram doadas pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa). Já as 200 sacolas retornáveis foram uma contribuição do Laboratório Maurílio de Almeida.

A supervisora Núbia Gonçalves agradeceu o apoio dos parceiros. Ela informou que as mudas entregues durante todo o dia de hoje serão de caju e que, em breve, as plantinhas serão substituídas por sementes para facilitar a operacionalização do projeto. Em julho, o Plante uma Vida será estendido a todas as maternidades da Capital.

Sobre as sacolas reutilizáveis, Núbia disse que serão entregues às pessoas que contribuírem com os projetos do instituto. Desde o mês de abril, o UniGente, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e com a Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), está realizando uma campanha para alertar sobre os prejuízos que as sacolas de plástico causam ao meio ambiente. Entre outros, elas contém materiais nocivos que destroem a fauna e a flora.

Aucélio Melo de Gusmão e Núbia Gonçalves: trabalho em defesa do meio ambiente
A pediatra Gilca de Carvalho Gomes, membro do Conselho Fiscal do UniGente, disse que iniciativas como estas são fundamentais para tentar minimizar os problemas enfrentados no planeta. “Do jeito que está, se não fizermos nenhum movimento como este, não dá nem para saber aonde vamos parar”, comentou. “Mesmo que, em princípio, o bebê não entenda a finalidade da plantinha, esta iniciativa serve para despertar em outras pessoas da família a consciência ambiental”, afirmou.

Outros integrantes do Instituto UniGente que compareceram à solenidade foram o diretor Financeiro, João Modesto Filho (também diretor Financeiro da Unimed JP); a diretora Institucional, Denise Medeiros Vieira Almeida; a titular do Conselho Fiscal, Tatiana Viana Fragoso Vieira; e o suplente do Conselho, Antônio de Medeiros Batista. Entre os convidados, também estava o diretor da Unimed Corretora, Cláudio Emmanuel Gonçalves Silva.

COMEMORAÇÃO

O lançamento do projeto Plante uma Vida e a apresentação das sacolas reutilizáveis são apenas uma parte da programação que o UniGente elaborou para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente na Capital. Até o final da tarde, ocorrerão outras iniciativas. Confira a programação completa:

9h: Lançamento do projeto Plante uma Vida - Hospital Unimed João Pessoa

9h10: Apresentação de Sacolas Reutilizáveis – Hospital Unimed João Pessoa

9h30: Palestra na Escola Estadual Raul Córdula – Apresentação para alunos da “Carta da Terra”, divulgada durante a Conferência Internacional Ethos 2008

11h: Visita à Escola Estadual Isabel Maria – Exposição dos trabalhos de alunos sobre meio Ambiente.

14h: Hall da Sede da Unimed João Pessoa – Divulgação do projeto Plante uma Vida e apresentação das sacolas reutilizáveis doadas pelo Laboratório Maurílio de Almeida

15h: Visita à comunidade São Rafael e palestra sobre preservação ambiental na Associação dos Moradores para divulgação da “Carta da Terra”.