Muitas crianças e adolescentes adoram comer o que os pais chamam de “porcarias”, que são os alimentos com calorias vazias, pouco ou sem nutritivos. Incentivá-los a fazerem as refeições em família pode ajudá-los a terem uma dieta mais saudável.
Além de fortalecer os laços e reunir a família, este hábito é benéfico também para a saúde. Uma pesquisa divulgada pelo jornal da Academia Americana de Pediatria, o Pediatrics, mostrou que fazer pelo menos três refeições por semana com a família ajuda a reduzir a obesidade nas crianças e afastar os adolescentes do risco de anorexia e bulimia.
O estudo acompanhou os hábitos alimentares de 182.839 crianças e adolescentes e revelou uma redução de 20% no consumo de alimentos ricos em calorias pelo grupo que costumava almoçar ou jantar com a família.
ALÉM DA MESA
Outros estudos realizados pelas Universidades de Minnesota, Harvard e Rutgers constataram que os adolescentes que fazem regularmente refeições com os pais comem mais frutas, vegetais e alimentos ricos em cálcio e vitaminas e consomem menos alimentos de baixo valor nutritivo.
Fazer as refeições em família também é uma oportunidade para colocar a conversa em dia. Com tantos compromissos, muitas vezes os membros das famílias quase não se veem. A hora das refeições pode ser um momento oportuno para cada um participar mais da vida do outro, o que pode favorecer a saúde emocional.