• Início
  • Notícias
  • Crianças obesas podem apresentar artérias com características de adutos

Notícias

Crianças obesas podem apresentar artérias com características de adutos

Publicada em 09/03/2009 às 16h09

As artérias das crianças estão envelhecendo rapidamente. Segundo estudo publicado pela Associação Americana de Cardiologia, crianças e adolescentes obesas de 10 a 16 anos podem ter artérias com características de um adulto de 45 anos, acompanhadas de anormalidades cardíacas.

De acordo com o artigo de João Modesto Filho desta semana, estamos assistindo ao crescimento de adultos prematuros. “O que se come na infância repercutirá na saúde do adulto. Daí o cuidado em implantar hábitos saudáveis de alimentação, pois estes irão marcar o futuro do indivíduo”, afirmou.

João Modesto afirma que não estão sendo tomadas medidas enérgicas contra as gorduras “trans”, encontrada na maioria dos alimentos bastante freqüentes na alimentação das crianças. As gorduras trans elevam a fração má do colesterol (LDL) e diminuem o chamado colesterol bom (HDL).

Outro assunto discutido na coluna de João Modesto é a subnutrição no idoso. “Cada vez mais esse estado precário de saúde se torna motivo de preocupação nas pessoas da terceira idade. Nelas, a subnutrição se instala pouco a pouco, de forma insidiosa e indolor”, explica.

De acordo com o médico, a subnutrição nessas pessoas se acompanha de uma doença crônica, fragilizando o idoso, aumentando o risco de infecção, de quedas e de suas complicações e diminuindo a resistência às doenças.

Para ler a coluna de João Modesto, clique aqui.